Disciplina da PUC-Rio ganha Prêmio ODS Pacto Global
18/06/2019 17:34
Juan Pablo Rey

A professora Ruth Mello e a doutoranda Mariana Brunelli, do IAG, recebem premiação em cerimônia realizada em São Paulo

Mariana Brunelli e Ruth Mello receberam o prêmio. Foto: Amanda Dutra

A disciplina Planejamentos e Empreendimentos Sociais, ministrada pela professora Ruth Mello, da Coordenação de Ensino de Empreendedorismo e Inovação (CEMP) do IAG PUC-Rio, em parceria com a doutoranda Mariana Brunelli, ganhou o Prêmio ODS Pacto Global na categoria Academia. A matéria existe desde 2012 e, recentemente, foi reformulada e lançada como uma disciplina piloto. Ela incorporou ferramentas do Projeto Students 4 Change, do Programa Erasmus. A cerimônia de premiação foi realizada em São Paulo, no mês de maio.

O prêmio reconhece projetos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são 17 metas propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015. Elas visam assegurar os direitos humanos, acabar com a pobreza, lutar contra a desigualdade e a injustiça, alcançar a igualdade de gênero e agir contra as mudanças climáticas. Para a professora Ruth, foi uma felicidade ter recebido o prêmio, além de um reconhecimento do trabalho realizado.

- Foram muitos anos de dedicação reformulando a disciplina. A mudança que fizemos ano passado foi bem legal, porque foi uma inspiração do Programa Erasmus, com três anos de troca de metodologia ativa de ensino para inovação e empreendedorismo social com dez universidades da América Latina e cinco da Europa.

Ruth explica que, durante a disciplina, o aluno deveria escolher uma das organizações sociais apresentadas por ela e desenvolver métodos e soluções para o problema que essas iniciativas enfrentam. A professora destaca que optou por organizações que têm alguma ligação com a PUC-Rio, situadas dentro ou nas proximidades do campus da Universidade ou que sejam de ex-alunos.

- No segundo dia de aula, chamamos os gestores para apresentarem três problemas que eles tinham na organização naquele momento. Os alunos deveriam abraçar o gestor, a organização e os problemas. Cada um teve o seu motivo para fazer a escolha, o que foi interessante. No fundo, estamos trabalhando com desenvolvimento de pessoas e criação de redes e ecossistemas para inovação e impacto social.

Doutoranda do IAG, Mariana Brunelli escolheu a disciplina de Ruth para fazer uma parceria docente. Mariana, que começou a auxiliar Ruth ainda no período de reformulação da matéria, frisou o protagonismo do aluno como o grande diferencial da disciplina.

- Quando o aluno é protagonista, o professor é facilitador. Ele não é o que transmite apenas o conhecimento, mas facilita o processo de desenvolvimento de competência nos alunos para que eles possam se responsabilizar e entregar um produto do trabalho que desempenham. Somos mentores e facilitadores, e o estudante protagonista da sua trilha de conhecimento.

Ao final do semestre, as alunas Marina Mahfuz e Barbara Herrera foram escolhidas por Ruth e Mariana para apresentar os trabalhos desenvolvidos e representar a Universidade em Bogotá, na Colômbia, durante encontro do Students 4 Change. Segundo Mariana, o principal legado da matéria é o interesse dos estudantes em perpetuar a inovação social na PUC-Rio.

- Os alunos que estão saindo da disciplina estão engajados na construção de um hub de inovação social na PUC liderado por alunos, isso para mim é o grande legado da disciplina, do projeto Erasmus e do prêmio.

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