Convênio para o bem social
21/10/2021 15:06
Victória Reis

3ª Semana das Comunidades promove visibilidade aos trabalhos sociais

A PUC-Rio e a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro promoveram a 3ª Semana das Comunidades entre os dias 27 e 30 de setembro. O tema da edição foi Mutirão pela Vida: Por Terra, Teto e Trabalho, e as palestras procuraram dar visibilidade aos trabalhos sociais existentes no Vicariato Episcopal para a Caridade Social.

A cerimônia de abertura teve a presença do Vice-Reitor Geral da PUC-Rio, padre Anderson Pedroso, S.J., o Vice-Reitor Comunitário, professor Augusto Sampaio, e o Diretor do Departamento de Teologia, padre Waldecir Gonzaga, além do Vigário Episcopal para Caridade Social, Monsenhor Manuel Manangão, com mediação da Vice-Reitora para Assuntos Comunitários, Andréa Paiva.

Padre Anderson agradeceu a parceria entre a PUC-Rio e a Arquidiocese do Rio e pela oportunidade de participar da mesa. O Vice-Reitor comentou sobre a sua percepção do Rio de Janeiro por meio de um olhar de jesuíta e pontuou que um dos papéis principais dos missionários é não se apegar a cargos e honras que possam prejudicar a missão principal.

- Quando se fala de missão é um equívoco e, até mesmo arrogância, dizer que o missionário é aquele que leva Deus até algum lugar. Na verdade, não levamos Deus, ele não é um produto, nós encontramos Deus onde somos enviados. De fato, estou encontrando a presença dele em tantas coisas e realidades que vejo e percebo apesar deste momento de pandemia. E uma delas é esse compromisso histórico social com a Arquidiocese e a realidade do Rio de Janeiro.

Para o professor Augusto Sampaio, a 3° Semana das Comunidades é de grande importância para a PUC-Rio e Vice-Reitoria Comunitária, pois o ambiente universitário, segundo ele, tem o poder de dar visibilidade para o trabalho social.

- A oportunidade de participar deste convênio entre a Universidade e a Arquidiocese do Rio é muito interessante, pois dá uma visibilidade em um momento no qual o Brasil precisa de políticas sociais e a formação jovens que tenham uma preocupação social ao lado de sua formação acadêmica.

Segundo o Monsenhor Manangão, a PUC-Rio sempre teve um papel importante nas ações sociais no Rio de Janeiro por meio de alunos, ex-alunos e professores. Ele agradeceu o carinho da Universidade e a disponibilidade do professor Augusto, Reitor e Vice-Reitores, padre Anderson e padre Waldecir.

- Este projeto, que culminou em 2018 com a assinatura do convênio entre a Arquidiocese e a PUC-Rio, na verdade, é algo gestado de forma vagarosa e persistente ao longo dos 20 anos de existência do Vicariato da Caridade Social, mas também, ao longo dos últimos 35 anos da Pastoral do Mundo Trabalho.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Álvaro Caldas lança quinto livro de sua carreira
Nos anos de pandemia, a janela se tornou uma ligação vital para mundo exterior
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro