Xenofobia é adubada por imagem fantasmática do estrangeiro
10/04/2017 08:24
Giulia Vertematti

O alerta é da especialista em Direito Internacional da USP,  Deisy Ventura. Em aula inaugural do curso de Relações Internacionais na PUC-Rio, ela aponta como a política migratória de Donald Trump e o crescimento do que chama de xenofobia de governo acentuam o fluxo de refugiados no mundo. 

Cresce hoje uma imagem "fantasmática" do estrangeiro, o que contribui para a consolidação do Estado nacional. O alerta da professora de Direito Internacional do Instituto de R.I. da USP, Deisy Ventura, feito em aula inaugural do curso de Relações Internacionais da PUC-Rio, vem acompanhado de um prognóstico negativo sobre o capital político do presidente americano, Donald Trump, um dos principais emblemas do avanço xenófobo mundo afora. Segundo Deisy, Trump "está fadado a desapontar seus eleitores", ao associar o desemprego nos EUA à concorrência estrangeira.

Coordenadora da graduação de RI da PUC-Rio Paula Sandrin e a professora da USP Deisy Ventura. Foto: JP Araújo

Ao comentar as ordens executivas de Donald Trump restritivas a refugiados e migrantes, a professora observou, a alunos e professores reunidos na PUC-Rio, que não só os Estados Unidos, mas outros governos e forças de extrema direita na Europa – como a Frente Nacional de Marine Le Pen, adversária do centrista Emmanuel Macron no segundo tirno da eleição francesa – constroem "uma imagem imaginativa dos estrangeiros". Dessa forma, argumenta a especialista, o "cidadão nacional" passa a enxergar o migrante como um culpado potencial para "todos os problemas":

– Cria-se uma imagem fantasmática do estrangeiro, como suspeito, ameaça. Isso não é uma paranoia natural do Ocidente, mas aqui operam grandes estratégias de construção de identidades para apoiar a consolidação do Estado nacional. A expressão “fabricação do estrangeiro” consegue associar os nossos fantasmas às necessidades de consolidação do Estado.

Trump instituiu duas ordens executivas em relação às políticas migratórias. A primeira foi considerada inválida, ineficaz e inconstitucional, por confrontar diversas emendas da Constituição dos Estados Unidos. Deflagrou uma sucessão de protestos e ações judiciais. Depois de, aparentemente, desistir da primeira ordem, o presidente voltou à carga. Sob o argumento oficial de deixar o país "menos vulnerável a investidas terroristas", a segunda emenda repete, na essência, as restrições da primeira, embora tenha retirado do texto pontos mais suscetíveis a batalhas jurídicas e clamores populares. Passam a ser barrados por três meses pedidos de vistos de seis países: Irã, Síria, Líbia, Sudão, Somália, Iêmen.

– Voltar atrás em vistos já concedidos é uma ideia absolutamente falsa, pois a política de concessão de vistos nos Estados Unidos não é indulgente há muitas décadas – acrescenta Deisy.

Ainda de acordo com a professora de Relações Internacionais, Trump está destinado a decepcionar seus eleitores, ao culpar os estrangeiros pelo desemprego do país, que subiu para 4,8% em janeiro deste ano. Mesmo que o presidente consiga implementar uma política migratória restritiva, os cidadãos americanos tendem a perceber, acredita ela, que a perda de vagas de trabalho decorre de fatores como automatização. (Leia reportagem sobre os impactos da automação no mercado). 

– O que me parece central, não só no governo Trump, é a grande trampa – armadilha, ardil ou uma infração maliciosa das regras do jogo. Algo como “se eu não vou poder, objetivamente, responder aos anseios dos meus cidadãos, eu preciso trabalhar com a emoção deles”. E Donald Trump é um homem de espetáculos. Ele vai mexer com a emoção, e mexer com a emoção no campo das migrações internacionais é voltar ao terreno fértil que acompanha o movimento da humanidade, a formação de um dos maiores fenômenos políticos contemporâneos e, à frente deles, a formação do Estado-nação – ressalta a analista.

Para Deisy, a xenofobia, cujo avanço entranha-se na crise mundial dos refugiados, contempla dois conceitos. O primeiro deles é a xenofobia de governo, que se expressa não propriamente pelo ódio flagrante, mas por meio de uma desvinculação que leva as elites dirigentes – de uma forma muito serena – a identificarem ameaças. A xenofobia de governo se expressa por políticas públicas, ou por um conjunto de políticas convergentes.

O segundo deles é a xenofobia contestatória. Diferentemente da xenofobia de governo, manifesta-se por meio de um ódio patente, de retóricas agressivas e racistas, como se observa, por exemplo, reforça a professora, no discurso de Trump. Ela faz outro alerta:

– Quando nos referimos a esse fenômeno das migrações como crise, estamos aderindo automaticamente a essa xenofobia de governo – acrescenta Deisy.

Em 2015, o número de pessoas que se deixaram os países de origem fugindo de perseguições políticas e guerras chegou a 65,3 milhões. Um salto de quase 10% em relação ao ano anterior. 

A origem da maior parte dos refugiados são a África e o Oriente Médio. Eles fogem por conta de conflitos internos, guerras, perseguições políticas, ações de grupos terroristas e violência aos direitos humanos. Metade do fluxo anual de refugiados vem da Síria, cuja guerra civil completou seis anos no mês passado. 

Mais Recentes
Interfaces da geopolítica
Nove pesquisadores discutem geografia política e gestão do território na IV edição do CONGEO
Experiências de impacto social
Empreendedores e pesquisadores se reúnem para debater políticas de administração pública em Portugal e no Brasil
Jovens empreendedores
Estudantes contam como criaram um negócio na época da Universidade por meio das redes sociais sem grandes custos