CrossFit: marca, esporte e saúde
03/05/2017 18:12
Thays Viana/ Foto: Juliana Valente

Praticada em diversos países, nova categoria esportiva de alta intensidade ganha adeptos em todo o Brasil

Professor de CrossFit há quase quatro anos, Antônio Abreu explica os movimentos antes do treino principal 

De origem inglesa, a palavra fitness se tornou sinônimo de boa alimentação e forma física, mas, também, de um bem-estar mental. A indústria fitness vive em frequente mudança e atualizações. Deixou de ser algo que fazia parte da rotina das pessoas e se tornou um estilo de vida. Em decorrência desses fatores, o CrossFit virou uma marca registrada. O uso do nome só é permitido para afiliados oficiais, que fazem parte do mapa de licenciados disponível no site do CrossFit.com.

O que muitos desconhecem é que, desde 2007 o CrossFit, além de marca, se tornou uma modalidade esportiva, em que atletas do mundo inteiro passam por seletivas regionais, chamada de CrossFit Games. Nela, os competidores disputam durante três dias uma sequência de exercícios, em que o vencedor será aquele que realizar o circuito em menos tempo.

O professor de CrossFit, Antonio Abreu, de 35 anos, explica que existe uma grande diferença entre a prática da musculação e dessa modalidade. Enquanto que uma, a musculação, é mais específica e seletiva, o CrossFit é mais abrangente. Segundo ele, a ênfase das academias de musculação está na quantidade de repetições.
– A musculação é um treinamento segmentado, ou seja, o aluno vai fazer movimentos uniarticulares. Enquanto que no CrossFit é preciso ter mobilidade, velocidade, flexibilidade e força corporal que chamamos de forca relativa. Dessa forma, o corpo inteiro será trabalhado.

O CrossFit é um treinamento de alta intensidade, praticado em torno de uma hora diária, dividido entre técnica, aquecimento específico, que vai de acordo com o treino principal. Em seguida, são feitos movimentos de força, que servem para aumentar a carga dos exercícios e, por último, o WOD (Work Out of the Day - treino do dia) que engloba toda a estrutura da aula com uma sequência de exercícios. Aluna de CrossFit há mais de um ano, Daniela Gomes, de 29 anos, emagreceu 22 kg com a prática do esporte.

– Sou formada em jazz, já joguei futsal, fiz musculação e corrida. Mas resolvi experimentar o CrossFit para melhorar a forma física e recomendo muito para qualquer pessoa.

O ambiente físico do CrossFit não se chama academia, como a maioria imagina. Na verdade, esses espaços são chamados de ‘boxes’ (caixas), pelo fato de serem originários dos Estados Unidos. A prática é realizada em um lugar muito semelhante a uma caixa feita de cimento. Atualmente, exis- tem cerca de 14 mil ‘boxes’ espalhadas pelo mundo. A primeira aberta no Brasil, em 2009, foi a CrossFit Brasil, em São Paulo. A capital paulista é o lugar, no Brasil, com o maior número de afiliados da marca.

O principal objetivo da modalidade é o condicionamento físico geral, numa mesma aula o aluno trabalha o corpo de uma forma completa. Contudo, a professora Natália Kostek afirma que, ao longo dos treinos, são adquiridas também condições mentais, como coragem e confiança. Natália, de 31 anos, proprietária da
CrossFit JB aponta que, de fato, é intimidante se deparar nas aulas iniciais com pessoas sem camisa, musculosas e, muitas vezes, gritando.

– A CrossFit JB tenta desmistificar determinadas coisas, algumas pessoas acham que é uma modalidade difícil, que podem se machucar com facilidade. Mostramos que é um esporte totalmente inclusivo. Nós temos alunos portadores de necessidades especiais, tanto mentais quanto físicas de 70 e 14 anos, e alunos com Mal de Parkinson. Se o aluno tiver alguma limitação, adaptamos a aula para ele especificamente.

Qualquer esporte pode agregar resultados físicos na vida de quem pratica. Mas, aponta o professor Raphael Zaremba, do Departamento de Psicologia, os benefícios são visíveis e provocam efeitos colaterais que não são possíveis de enxergar da mesma forma, como por exemplo, aumento da autoestima e autoconfiança. Zaremba enfatiza que as atividades físicas podem proporcionar benefícios tanto para o convívio social como para a vida pessoal.


Alunos da CrossFit JB começam a aula com uma série de alongamentos


– O poder do esporte como desenvolvimento humano ultrapassa a questão física, é totalmente intangível, porém nítido e incrível. O principal valor dele é reproduzir em um ambiente diferente o que é a nossa vida em sociedade. É como se fosse uma oportunidade de treinar para as diversidades da vida. Como por exemplo, no trabalho e nos relacionamentos pessoais. O grande potencial da prática esportiva é conseguir fortalecer as outras esferas da vida de cada um.

Mais Recentes
Beleza a favor do ecossistema
Mercado de cosméticos veganos conquista consumidores que lutam contra a exploração animal
A voz que não pode ser calada
A liberdade de imprensa é considerada um direito social conquistado pelos profissionais da comunicação
Diplomacia na escola
Alunos da PUC participam da sexta edição MICC