Destaque para equipes nos EUA
30/05/2017 15:06
Erick Foti

Estudantes de engenharia representam a PUC e o Brasil em torneios internacionais importantes. A equipe de montagem de robôs da Univerisidade, RioBotz, participou da RoboGames nos EUA e conquistou nove medalhas na competição, sendo cinco de ouro. O resultado foi o melhor em 11 edições que a equipe já participou

De acordo com a programação, o modelo humanoide pode participar da prova de corrida, sumô ou dança Foto: Lucas Simões 

Alunos do Centro Técnico Científico (CTC) viajaram mais de 7 mil quilômetros para representar a Universidade em duas importantes competições internacionais nos Estados Unidos. Entre os dias 21 e 23 de abril, a RioBotz, equipe de montagem de robôs da PUC-Rio, participou da RoboGames, em Pleasanton, Califórnia, e conquistou cinco medalhas de ouro, três de prata e uma de bronze. Com o resultado, o time foi o maior vencedor da última edição. No mesmo fim de semana, a AeroRio disputou a classe Advanced do torneio mundial de aeromodelismo SAE Aero Design East Competition 2017, em Lakeland, na Flórida. A equipe conquistou a melhor posição dentre os competidores latino-americanos com a sexta colocação.
A RioBotz obteve o melhor resultado em 11 edições que participou da RoboGames, com um ouro a mais do que em 2016. Os robôs da área de humanoides se destacaram, com as vitórias de Usain Volt, na prova de corrida, e Spider Volt, no sumô. Além deles, os solares Apollo e Invictus e o robô de combate autônomo Mini Maloney+ conquistaram a medalha dourada. Nas provas de subida de escadas e Freestyle, Usain Volt garantiu a medalha de prata, assim como o Spider Volt, no Kung Fu.
Na categoria Middleweight (54kg), o robô Touro garantiu a medalha de bronze pelo segundo ano consecutivo. A grande decepção foi a derrota do robô Touro Maximus, na categoria Heavyweight (100kg), que ficou preso no ringue e foi eliminado antes das semifinais. Apesar disso, o orientador da equipe, professor Marco Antônio Meggiolaro, do Departamento de Engenharia Mecânica, amenizou a derrota e destacou a importância da estratégia na conquista de resultados positivos.
– Mesmo que o nosso competidor seja favorito, nem sempre teremos tempo hábil para trocar os componentes e preparar o nosso robô para a próxima luta. Isso também influencia nos resultados. Principalmente quando os adversários se mostram muito fortes. Apesar de sempre esperarmos resultados melhores, nosso desempenho foi excelente.
Capitão da RioBotz e aluno do 7º período de Engenharia Mecânica, Gabriel Reis destacou a importância da cooperação entre as diferentes áreas para a conquista de bons resultados. Segundo o estudante, foi difícil conciliar as obrigações acadêmicas com a preparação para o torneio, mas a equipe trabalhou bastante para deixar os 19 robôs competidores prontos para a viagem.

Estudantes da AeroRio preparam o aeromodelo para a etapa do voo


– Antes da competição, trabalhamos noite e dia, durante uma semana. Pedimos segunda chamada quando temos provas marcadas para a mesma data das competições, mas depois do torneio corremos atrás das notas.
Com a AeroRio não foi diferente. A equipe de aeromodelismo da Universidade trabalhou intensamente e desenvolveu um projeto completamente novo nos três meses que antecederam a SAE Aero Design East Competition 2017. O curto tempo de preparação ocorre porque, para participar da etapa mundial, é necessário obter a classificação no campeonato nacional, e os requisitos de projetos para as duas competições são completamente diferentes.
O resultado final do torneio internacional foi calculado pela média obtida nas três etapas de avaliação: relatório técnico, apresentação oral e prova de voo. Segundo o estudante do 9º período de Engenharia Mecânica e piloto do aeromodelo Pablo Milheiro, a equipe garantiu a quarta colocação no relatório técnico, que foi muito elogiado pelos jurados e engenheiros da competição. Ele contou que a maior dificuldade da AeroRio surgiu quando, antes das provas de voo, um problema no sistema de comunicação com a aeronave impediu que a equipe participasse de duas das quatro baterias dessa etapa.
Mesmo assim, os estudantes da PUC-Rio conseguiram garantir a sexta colocação geral. Além do resultado, o capitão e mestrando de Engenharia Elétrica, Igor Lins e Silva, festejou a evolução da AeroRio na elaboração do relatório e destacou a maior confiabilidade dos últimos projetos da equipe. Segundo ele, essa segurança permite a realização de mais testes com os aeromodelos e torna possível traçar estratégias de competição.
Professor do Departamento de Engenharia Elétrica e orientador da AeroRio, Eduardo Costa da Silva destacou a importância da Universidade no bom desempenho das equipes. Para ele, as diversas áreas de conhecimento da PUC-Rio permitem a formação de projetos complexos com múltiplas especificidades acadêmicas que se complementam.
– A PUC incentiva as pesquisas científicas e o desenvolvimento tecnológico. A AeroRio conta com a participação de alunos de diversos departamentos do CTC. O conhecimento transmitido pelos professores e o esforço e interesse dos alunos são cruciais para o sucesso das nossas equipes.

Mais Recentes
Iniciativas PUC-Rio: Luta para proteção
Universidade fabrica equipamentos de proteção e doa para hospitais
Metodologia para a dinâmica do coronavírus
COVID-19 Analytics estuda dados do Ministério da Saúde para gerar prognósticos voltados para a lotação de hospitais
Núcleo da PUC-Rio ajuda órgãos de saúde no combate ao coronavírus
Pesquisadores da Universidade, em parceria com outras instituições, produzem previsões estatísticas sobre o avanço da pandemia no país