Criatividade interdisciplinar
07/12/2017 14:49
Karen Krieger

Nomeação do professor Roberto Ribeiro Avillez como Professor Titular

Aula Magna do professor Roberto Avillez. Foto: Matheus Aguiar

O professor Roberto Ribeiro de Avillez foi nomeado Professor Titular no dia 5 de dezembro. Devido à titulação, Avillez ministrou a Aula Magna Ordem no caos: Entropia na termodinâmica e na comunicação, no auditório do IAG. O Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J, assistiu à apresentação junto a integrantes do Conselho Universitário.

A aula de Avillez foi dinâmica e bemhumorada. Desde a discussão científica sobre o conceito de entropia até a aplicação deste em áreas diversas, o professor exemplificou o discurso com fotografias e poemas de própria autoria. A interdisciplinaridade, característica de Avillez, ficou evidente para o público durante a apresentação. Segundo o professor, há duas definições para entropia: a termodinâmica e a informativa. A primeira consiste na grandeza que mede o grau de irreversibilidade de um sistema. Já a segunda se refere à quantidade de informação em um sistema, uma nova definição do termo científico.


- A entropia é um tema que faz parte da minha pesquisa e gosto da parte de comunicação. A própria Bíblia começa com o início da informação, no Gênesis. Entropia significa “em transformação”.
 

Professor Roberto Avillez. Foto: Matheus Aguiar

O Reitor da PUC-Rio enfatizou e parabenizou a profundidade dos conceitos explanados pelo professor, associados à emoção que ele demonstrou durante a palestra. Ele também refletiu sobre o papel de um professor titular para a comunidade científica e a Universidade.

Avillez é graduado em Engenharia Metalúrgica pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). Ele realizou mestrado em Ciências dos Materiais pelo Instituto Militar de Engenharia e doutorado em Engenharia Metalúrgica pela University Of Illinois at Urbana Champaign. Também foi professor Associado Visitante do Massachusetts Institute of Technology (MIT) durante o ano de 1988. O professor possui experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Transformação de Fases, termodinâmica computacional e difração de raios X no desenvolvimento de nanomateriais, tratamentos térmicos e produção de aços. Há 36 anos, Avillez faz parte da Universidade. É professor e também coordenador de Graduação do Curso em Engenharia de Materiais e Nanotecnologia.O professor Roberto Ribeiro de Avillez foi nomeado Professor Titular no dia 5 de dezembro. Devido à titulação, Avillez ministrou a Aula Magna Ordem no caos: Entropia na termodinâmica e na comunicação, no auditório do IAG. O Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J, assistiu à apresentação junto a integrantes do Conselho Universitário.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Álvaro Caldas lança quinto livro de sua carreira
Nos anos de pandemia, a janela se tornou uma ligação vital para mundo exterior
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro