Nova direção na Arquitetura
28/03/2018 13:04
Paula Ferro

Em cerimônia celebrada pelo Reitor da Universidade, o professor Otavio Leonídio toma posse como diretor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo

O professor e novo diretor do Departamento Otavio Leonidio Foto: Thaiane Vieira

O professor Otavio Leonídio Ribeiro é o novo diretor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU), onde também atua como coordenador de pós-graduação. Ele assume no lugar da professora Maria Fernanda Lemos. A sessão, presidida pelo Reitor da Universidade, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J, reuniu alunos, funcionários e professores na sala do Conselho Universitário, na terça-feira, 27.

Otavio Leonídio é formado em Arquitetura e fez doutorado em História Social da Cultura. Em 2012, ele fez pós-doutorado na Stanford University, nos Estados Unidos. A carreira na PUC-Rio começou em 2005, como professor assistente. Desde 2008, ele integra o quadro principal. O professor destacou o processo de formação do Departamento e reforçou a missão de dar continuidade ao trabalho construído.

O novo diretor Otavio Lenidio, o Reitor da Universidade, padre Josafá Carlos de Siqueira e a professora Maria Fernanda Lemon

— O DAU, a aventura que ele é, permanece sendo uma construção coletiva. Desde o começo congregou professores, funcionários e um entusiasmado corpo de alunas e alunos. Os desafios que se encontram hoje à minha frente não são nada comparados àqueles enfrentados pelos que me precederam. Em especial, os desafios enfrentados pela diretora que hoje me entrega a direção, Maria Fernanda Lemos. Penso que a minha tarefa será dar continuidade àquilo que já está em curso. Privilegiando sempre e cada vez mais a graduação, dando sequência e ampliando o compromisso com a agenda socioambiental e com a atualização das práticas pedagógicas.

O Reitor parabenizou Otavio pela nova posição e destacou o envolvimento dele com diferentes áreas do conhecimento. O professor, por exemplo, tem um projeto de pesquisa em desenvolvimento que investiga a história da arquitetura e das artes visuais. Padre Josafá também dividiu um desejo pessoal de ver o Departamento de Arquitetura e Urbanismo com um prédio próprio. Atualmente, os alunos têm aulas no Edifício Beta, conhecido como Instituto Imaginário (IMA), que fica depois do RDC, e nos demais edifícios do campus.

— Tenho um sonho de ver a Arquitetura com um prédio próprio. O curso nasceu de uma forma bonita, mantendo relações com a Engenharia e o Design, mas ficou pulverizado pelos prédios do campus. É uma característica importante, por estar próximo a outras modalidades do saber. Porém, acho fundamental que o Departamento construa algo com a sua cara, a sua marca.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Álvaro Caldas lança quinto livro de sua carreira
Nos anos de pandemia, a janela se tornou uma ligação vital para mundo exterior
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro