Nova direção na Teologia
06/04/2018 12:28
Eduardo Diniz

Professor desde 2013, padre Waldecir Gonzaga tomou posse em cerimônia marcada por comemorações e festividade

Padre Waldecir Gonzaga durante cerimônia de posse Foto: Gabriela Azevedo

Padre Waldecir Gonzaga tomou posse na terça-feira, 4, como diretor do Departamento de Teologia. Ele era coordenador do curso de Teologia e substitui o padre Leonardo Agostini Fernandes. A cerimônia, realizada na Sala do Conselho Universitário, foi presidida pelo Reitor da Universidade, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., e contou com a participação de alunos, funcionários e amigos do professor.

Padre Waldecir é doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana, na Itália, e pós-doutor pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, em Belo Horizonte. Ingressou no quadro de professores da PUC-Rio em 2013 e foi nomeado reitor da Igreja do Sagrado Coração de Jesus em 2015. O professor destacou como meta para a gestão elevar a nota do curso de pós-graduação e manter a da graduação nas instituições de avaliação.

— Temos também como meta manter a nota 5 na graduação em Teologia, fazer uma revisão na matriz curricular, melhorar a avaliação da nossa revista Atualidade Teológica e vitalizar ainda mais a Cultura Religiosa (CRE), um dos grandes patrimônios da Universidade. Além disso, é fundamental aumentar a internacionalização do Departamento. Queremos fazer um trabalho que valorize e respeite o colegiado, os funcionários, o alunato.

O Reitor Padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., parabeniza o novo diretor Foto: Gabriela Azevedo

Padre Josafá ressaltou o bom humor do padre Waldecir e o parabenizou pela qualidade na articulação e no desejo de buscar o consenso nas decisões. O Reitor relembrou ainda que o mandato será de muitos desafios, como a expansão da visibilidade e presença do Departamento de Teologia na Universidade, a criação de uma comissão para estudo da Constituição Apostólica Romana e a missão de aumentar numericamente os alunos de graduação sem perder a qualidade já consolidada.

— Padre Waldecir é um professor que sempre se mostrou disponível e preocupado com a excelência acadêmica. O Departamento terá, nos próximos anos, que aumentar a internacionalização e a interdisciplinaridade. Outro desafio é uma maior conversa com todos os outros Departamentos. Queremos uma Universidade integrada, e a Teologia tem papel fundamental nisso.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Álvaro Caldas lança quinto livro de sua carreira
Nos anos de pandemia, a janela se tornou uma ligação vital para mundo exterior
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro