Uma tarde de gratidão
15/06/2018 18:17
Lethicia Amâncio

Reitoria da PUC-Rio e Casa de Medicina reconhecem dedicação de professores

 

O Reitor entregou a medalha Cardeal Leme para o professor Omar da Rosa Santos. Foto: Amanda Dutra

O Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., e o Decano do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Hilton Koch, nomearam professores beneméritos do CCBS e os novos coordenadores dos cursos de pós-graduação lato sensu do Departamento de Medicina. A solenidade foi realizada na Casa de Medicina na terça-feira, 13.

Na abertura da solenidade, o Reitor agradeceu a presença dos presentes, e se referiu ao dia como o “Dia da Gratidão”, em homenagem aos médicos que dedicaram a vida para o crescimento da Escola de Medicina. O Reitor conduziu o encontro de acordo com o que seria, segundo ele, os três elementos fundamentais que constituem uma festa segundo a teologia dos sacramentos: o fato valorizado, os gestos simbólicos e a intercomunhão solidária.

 – É tradição da Universidade homenagear professores, méritos e beneméritos. Hoje a solenidade foi dos beneméritos, ou seja, os professores de alto nível que passaram pela nossa Instituição durante anos e anos e, que agora, terão uma presença diferenciada. Essa é uma homenagem justa, fraterna, e ao mesmo tempo de gratidão.

O reconhecimento dos professores beneméritos foi realizado no momento fato valorizado, no qual padre Josafá explicou que a nomeação desses professores significa que os docentes se tornam eminentes no campo do saber. Além de ter a consciência que ofereceu e continuará dando o melhor de si para o progresso da ciência e da sociedade.

– Ser professor benemérito é saber dar mais do que receber, e ter consciência que, a essa altura da vida, a qualidade do fazer tem um peso mais significativo. Nesse momento já não é mais possível separar a história da vida de vocês com história da vida da Universidade - afirmou o Reitor.

A solenidade foi realizada no auditório da Casa de Medicina. Foto: Amanda Dutra.
  

Os professores homenageados receberam os títulos e medalha comemorativa Cardeal Leme, a maior condecoração da PUC. A entrega das honrarias foi conduzida pelo Decano do CCBS, professor Hilton Koch, que contou sobre a fundação do Departamento de Medicina da Universidade e apresentou os professores. Além dos docentes Flávio Rezende, Jorge Alberto Costa e Silva, Omar da Rosa Santos e Rômulo Pereira Macambira, foi feito um minuto de silêncio em memória ao empresário Edson de Godoy Bueno, morto no ano passado, e que também recebeu o título pela contribuição na fundação do departamento.

 A leitura da portaria aos novos coordenadores foi lida pelo Vice-Reitor para Assuntos Acadêmicos, professor José Ricardo Bergmann. Logo após, o professor, do Departamento de Medicina, apresentou os importantes avanços do departamento nos últimos anos, como a submissão de programas de mestrado à Capes e investimentos voltados para a população de baixa-renda. Ele também ressaltou a multiplicação, em poucos meses, da média mensal de atendimentos no ambulatório e da otimização da área de ensino e educação médica continuada.

Padre Josafá conduziu a solenidade junto com o Decano do CCBS, professor Hilton Koch, e o professor Walmir Ferreira Coutinho, do Departamento de Medicina. Foto: Amanda Dutra.

No momento do gesto simbólico, o segundo elemento mencionado pelo Reitor, foi entregue uma placa comemorativa de homenagem ao Decano Hilton Koch e à Santa Casa de Misericórdia, pela parceria com o Departamento de Medicina. No fim da solenidade, padre Josafá apresentou para os convidados o recém-empossado Vice-Reitor da Universidade padre Vice-Reitor Álvaro Mendonça Pimentel S.J.

O Reitor apresentou o novo Vice-Reitor Álvaro Mendonça Pimentel S.J. para os convidados da cerimônia. Foto: Amanda Dutra. 

Para encerrar o encontro, o Reitor anunciou o terceiro e último momento, a intercomunhão solidária, no qual foi oferecido um coquetel e música ao vivo para celebrar a gratidão aos professores e ao momento repartido entre todos.  

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Álvaro Caldas lança quinto livro de sua carreira
Nos anos de pandemia, a janela se tornou uma ligação vital para mundo exterior
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro