Momentos de diálogo e consenso
13/04/2016 16:38
Padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J.

Em artigo, o Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., assinala que vivemos um momento histórico importante para a correção de desvios. Ele afirma que nesses momentos é importante encontrar consenso e diálogo, fundamentais para que a paz vença os conflitos.

Estamos vivendo momentos em que os extremos parecem ganhar forças, esquecendo a importância do processo de maturidade de algumas instituições brasileiras, e o papel relevante das mesmas para a democracia, o estado de direito e a primazia da busca da verdade, sendo esta última uma máxima da ética cristã. É natural que este processo venha acompanhado de acertos e desacertos, de exageros e imprudência, de emoções e inconformismos, entre outros, porém, não podemos negar que temos um momento histórico importante para a correção de desvios, de esclarecimentos sobre as apropriações indevidas dos recursos públicos, e de críticas sobre as posturas antiéticas de pessoas e instituições. Mesmo não sendo democraticamente o ideal, é natural que, diante das fragilidades de determinados poderes da República, outro poder tenha, em determinado momento, uma projeção maior, prescindindo de opções partidárias e midiáticas, zelando pelos valores que plasmam o ethos de uma sociedade multicultural, e por aquilo que reza os preceitos constitucionais. Não se pode atribuir atitudes golpistas aos órgãos de governos que zelam pela busca da verdade e da justiça, procurando trazer à tona os meandros obscuros da corrupção, dos interesses políticos e da falta de transparência com os recursos que advêm do sacrifício do povo. Por outro lado, temos que zelar pela conquista da democracia, não permitindo retrocessos naquilo que foi galgado no diálogo e respeito pelas diferenças.

Nestes momentos politicamente conturbados, o cinismo, a fúria, a vingança, o confronto radical e a polarização política não são os melhores sentimentos, mas, ao contrário, deveríamos crescer no debate civilizado, na busca objetiva dos fatos, no discernimento inteligente, no respeito pelas diferenças e na busca de consenso, pois somente assim encontraremos saídas para a crise em que estamos mergulhados. É o momento de suscitar lideranças jovens e adultas, inteligentes e experimentadas, ousadas e corajosas, para conduzir os novos anseios de uma sociedade diferente de duas décadas atrás, tendo diante dos olhos um contexto diverso, em que o mundo digital, a descrença dos modelos políticos tradicionais e o desejo de algo inovador são hoje características fundamentais de nossa atual realidade. Os radicalismos e os populismos, embora ainda existentes, vão aos poucos perdendo força na sociedade brasileira, mostrando um claro sinal de que o processo democrático está progressivamente se consolidando e amadurecendo as instituições de nosso país. Insistir nestes dois aspectos, que outrora estiveram muito presentes na política brasileira, é tentar renascer algo que já não corresponde à realidade de um país que, mesmo diante de uma circunstância política e econômica complexa e difícil, tem procurado diminuir as desigualdades, alimentar o enorme potencial criativo do povo, reconhecer os direitos das minorias e manter a credibilidade no cenário internacional. Na grandeza do Brasil não há espaço para as posturas de republiquetas e retrocessos democráticos, tanto em nível local como nacional, embora tenhamos de corrigir, em alguns poderes da República, as contradições e os conchavos pessoais e partidários que impedem o bom andamento das questões mais relevantes para o país.

Uma sociedade que prega a construção de uma cultura de paz, o respeito pela diversidade, o zelo pelo multiculturalismo, a liberdade de expressão, uma maior justiça distributiva e uma sensibilidade mais efetiva pelos direitos humanos certamente saberá, nestes momentos difíceis, encontrar consenso e diálogo, pois estes são valores éticos fundamentais para que a paz vença os conflitos, o amor supere a violência e o radicalismo dê lugar à reconciliação.

Mais Recentes
Nota da Reitoria
Sobre o aumento do número de casos de COVID-19
Mensagem do Reitor a toda a Comunidade Universitária
Pe. Anderson Antonio Pedroso, S.J. faz uma reflexão sobre os desafios da educação no Brasil