Inspiração ao diálogo neste novo período letivo
26/08/2016 09:44
Padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J.

Nas boas-vindas à Comunidade PUC-Rio, o reitor da Universidade, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., ressalta que espera de todos "grande empenho acadêmico, diálogo com as diferenças, abertura para o novo e uma relação maior com Deus e a natureza". E destaca a excelência da PUC em rankings nacionais e internacionais.

Depois do período de recesso acadêmico, neste ano um pouco mais prolongado em função dos jogos olímpicos, estamos retomando as aulas, com entusiasmo e determinação, na esperança de continuar levando adiante nossos projetos e sonhos de cursar uma Universidade que faz a diferença pela sua excelência acadêmica, e seu reconhecimento na sociedade.

      Aos antigos e novos professores, desejamos um inicio de jornada acadêmica imbuídos dos valores que norteiam a nossa PUC-Rio, zelando pela busca da verdade, da qualidade no ensino e na pesquisa, e a honra de pertencer a esta instituição comunitária que presta um serviço à ciência e a sociedade. Aos nossos estimados funcionários, esperamos que continuem colaborando nesta missão comum, e na manutenção do clima fraterno com os professores e alunos.

       Aos alunos veteranos, nossas boas vindas à rotina criativa e fraterna no campus universitário, mantendo o entusiasmo e a alegria em levar adiante aquilo que vocês começaram desde o início da vida acadêmica, procurando viver com intensidade estes momentos que certamente ficarão marcados em suas vidas. Aos calouros, bem-vindos a esta nova etapa da vida de vocês, sabendo que agora fazem parte da comunidade educativa de uma Universidade com 76 anos de história, e que espera de todos, um grande empenho acadêmico, um diálogo com as diferenças, uma abertura para o novo, uma relação maior com Deus e a natureza, e um desejo de crescer como pessoa humana.

       Apesar da crise política e econômica de nosso país, começamos este segundo semestre eletivo com algumas importantes notícias da PUC-Rio. A primeira pela divulgação do Times Higher Education Latin America University Rankings 2016, onde a PUC-Rio figura entre as TOP 10, sendo líder na América Latina na pesquisa em parceria com a indústria, e considerada a melhor do Brasil no desempenho em internacionalização, ocupando o 3º lugar na qualidade em pesquisa científica, com posição de liderança no Rio de Janeiro. A segunda, divulgada pelo ranking InfoMoney, com base nos dados do Portal Love Mondays, que mostra as principais empresas que possuem os funcionários mais satisfeitos do Brasil, onde a PUC-Rio aparece em 11º lugar. Este dado confirma o alto grau de pertencimento daqueles que trabalham na Universidade, uma marca tradicional de nossa Instituição. A terceira, consiste na inauguração do novo prédio do Departamento de Artes e Design no campus da PUC-Rio, localizado no final da Vila dos Diretórios. Esta construção foi uma doação de um antigo aluno da Universidade, Engenheiro Paulo Cunha, que fez este gesto pela gratidão que ele tem com a PUC-Rio.

       Finalmente, desejo mais uma vez a todos um profícuo semestre letivo, e que possamos contar com as bênçãos de Deus sobre a nossa Universidade, na certeza que levaremos adiante os ideais de nosso brasão (Alis grave nil), onde com asas nada é pesado.

                                                                  Pe. Josafá Carlos de Siqueira SJ – Reitor da PUC-Rio

Mais Recentes
Nota da Reitoria
Sobre o aumento do número de casos de COVID-19
Mensagem do Reitor a toda a Comunidade Universitária
Pe. Anderson Antonio Pedroso, S.J. faz uma reflexão sobre os desafios da educação no Brasil