Um novo edifício no campus da PUC-Rio
30/09/2016 17:41
.

O Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., aborda a inauguração do novo edifício do Departamento de Artes & Design, que leva o nome do ex-aluno Paulo  Cunha, engenheiro formado pela PUC que financiou a obra. A construção seguiu normas de sustentabilidade.

Foi inaugurado no dia 16 de agosto um novo edifício no campus universitário, destinado ao Departamento de Artes e Design, localizado no fi nal da vila dos diretórios. Este edifício foi construído graças a doação de recursos de um antigo aluno de engenharia da PUC-Rio, o engenheiro e empresário Paulo Cunha, que conserva em sua vida uma grande gratidão pela Universidade por tudo o que ele recebeu, seja pela excelente formação acadêmica, como também os valores humanísticos e cristãos que foram importantes em sua vida.

Conforme a tradição em nossa Universidade, o edifício recebe o nome do benfeitor, passando assim a chamar- -se edifício Paulo Cunha, cuja placa foi descerrada durante o evento. Na oportunidade, o Reitor concedeu a ele a medalha Cardeal Leme, a mais alta homenagem que a PUC-Rio presta aos seus ilustres acadêmicos e benfeitores. A entrega da comenda foi feita pelo Presidente da Mantenedora, padre Pedro Magalhães Guimarães Ferreira S.J. Na solenidade estava presente sua esposa, Lea Cunha, antiga aluna do curso de Psicologia da PUC-Rio, além de três fi lhos, os vice- -reitores, os diretores, professores, funcionários e demais convidados. Por ter nascido na cidade Rio de Janeiro, o benfeitor foi homenageado com a música “cidade maravilhosa” cantada pelo Coral da Universidade, o que muito emocionou as pessoas presentes.

O novo edifício de três andares possui laboratório de fotografi a, salão de exposições, salas de aula, salas da direção, coordenações e professores, e um pequeno terraço panorâmico. É importante sublinhar que a construção seguiu algumas normas de sustentabilidade, a saber: caixa superior para coleta de águas pluviais interligadas à rede hidráulica para uso em descargas sanitárias, e proteção térmica da cobertura; proteção das fachadas através de brise soleil para redução da radiação térmica, e iluminação à LED.

Gostaríamos também de agradecer a todos que colaboraram na construção do edifício, e de maneira particular, aos engenheiros e professores Sebastião de Andrade, Moisés Szwarcman, Antônio Roberto B. Oliveira, o arquiteto Fernando Betim, o Vice-Reitor de Desenvolvimento Sérgio Bruni, e os operários que trabalharam na edifi cação.

Esperamos que no futuro apareçam outros gestos de generosidade de nossos antigos alunos, investindo numa Universidade que historicamente tem contribuído para a melhoria do ensino e da pesquisa no Brasil.

Mais Recentes
Nota da Reitoria
Sobre o aumento do número de casos de COVID-19
Mensagem do Reitor a toda a Comunidade Universitária
Pe. Anderson Antonio Pedroso, S.J. faz uma reflexão sobre os desafios da educação no Brasil