Queimadas: o que são?
22/12/2020 21:55
Núbia Trajano

Em debate, professores explicam o que são as queimadas, os efeitos que elas provocam e quais as consequências para a vida no planeta

Queimadas na Aldeia Kuikuro. Foto: Takumã Kuikuro


Conhecida como novo "Código Florestal", a lei 12.651, de maio de 2012, tem como objetivo apoiar e incentivar a preservação e recuperação do meio ambiente. Ela estabelece normas gerais sobre a proteção da vegetação nativa, incluindo áreas de preservação permanente, de reserva legal e de uso restrito. Em uma live sobre as queimadas, a Coordenadora da Pós-Graduação do Departamento de Química, professora Adriana Gioda, enfatizou que não importa a região do país, esta prática de limpeza na agricultura afeta todos.

Adriana ministrou a palestra Queimadas: como afetam todos nós - a primeira de uma série sobre o assunto. O encontro abordou os motivos de ocorrerem queimadas no Brasil e os impactos que elas causam ao meio ambiente. A Durante a discussão, a professora Gisele Birman, do Departamento de Química, relembrou sobre os incêndios ocorridos no Pantanal e o professor Paulo Artaxo, da USP, assinalou que as emissões de queimadas de florestas tropicais são responsáveis por 13% de todas as emissões de gases do efeito estufa.

O que é uma queimada?

Adriana Gioda: Na verdade, as queimadas são muito antigas, elas estão presentes no nosso planeta há 421 milhões de anos. Desde que o homem começou a fazer as suas plantações, as queimadas passaram a existir como uma forma de fazer a limpeza dessas áreas. É uma técnica rudimentar usada para fazer a limpeza do território, renovar pastos e para eliminar pragas e doenças agropecuárias.

O que significa queimada controlada?

Adriana Gioda: É a que você faz um manuseio de um determinado espaço, feita seguindo o protocolo do código brasileiro, de modo que não se espalhe. Provocar incêndios é crime ambiental, com previsão de multa e também de prisão. Desse modo, só é possível pôr fogo na vegetação em três situações, as quais devem ser aprovadas por órgão ambiental: em locais ou regiões cuja peculiaridade justifique o emprego do fogo; em unidade de conservação que precise dessa queimada para se renovar; ou em casos de pesquisas científicas. Essa permissão se limita às populações tradicionais, ribeirinhas, quilombolas ou os indígenas.

Queimadas em Tocantins. Foto: Fernando Alves


Qual a diferença entre queimada natural e queimada antropogênica?

Adriana Gioda: As queimadas naturais ocorrem sem intervenção direta do homem e se dão em função do clima seco, altas temperaturas, e vento. Além disso, os relâmpagos e as erupções vulcânicas impulsionam o fogo nas matas. As queimadas antropogênicas são causadas pelo homem. Na maioria das vezes são criminosas, para a limpeza de determinadas áreas ou por negligência, como jogar um cigarro no chão, deixar acesa uma fogueira no acampamento. Qualquer outra atividade de recreação ou mesmo por vandalismo.

Focos de calor e queimada são a mesma coisa?

Adriana Gioda: Na verdade, os focos de calor são detectados pelos satélites, que estão em torno de 700 a 900 km de altura e conseguem captar as chamas acima de 47ºC. Isto significa que não é possível distinguir se são queimadas ou incêndios, mas, em geral, estes focos de calor indicam incêndios florestais.

Qual a diferença entre queimada e incêndio florestal?

Adriana Gioda: A queimada é controlada, feita sob a supervisão de um órgão ambiental e, em teoria, não deve se alastrar. Quando perde este controle, passa a ser incêndio, oriundo de forma natural ou antropogênica. É o caso do Pantanal, deixou de ser uma queimada e passou a ser um incêndio florestal.

Quais os impactos?

Adriana Gioda: As queimadas impactam o todo: impactos ambientais, econômicos e sociais. Provocam erosão no solo, influenciam na fauna, assim como as mortes dos animais e, também atingem fisicamente pessoas. Propaga a transmissão de vírus, que podem causar doenças tão graves quanto o coronavírus.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Intercâmbio de dados sobre territórios populares
PUC-Rio e Instituto Pereira Passos assinam termo de cooperação
Impactos da automação
As tecnologias digitais e a nova economia do conhecimento