Reitor da PUC-Rio participa de Assembleia Mundial de Instituições Jesuítas de Ensino Superior na Espanha
10/07/2018 13:35

Temas como justiça ambiental e econômica, educação para os mais desfavorecidos e paz e reconciliação fazem parte das discussões do encontro

O Superior Geral da Companhia de Jesus, padre Arturo Sosa, S.J., e o Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira S. J., em encontro na Espanha.
O Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J. participa da Assembleia Mundial de Instituições Jesuítas de Ensino Superior, que reúne reitores e gestores de mais de 200 universidades e instituições de educação superior jesuítas do mundo, na Universidade de Deusto, em Bilbao, Espanha.  O tema do encontro deste ano é Transformando nosso mundo juntos, e o objetivo é analisar e aprofundar alguns dos principais desafios das instituições jesuítas para o futuro.

O Superior Geral da Companhia de Jesus, padre Arturo Sosa, S.J., preside a reunião e, na quarta-feira, 11, fará uma palestra sobre o papel da universidade jesuíta na sociedade contemporânea e como as instituições podem servir como um agente de reconciliação. Liderança cívica e política, justiça ambiental e econômica, educação para os setores mais desfavorecidos, a paz e a reconciliação e diálogo inter-religioso são alguns dos assuntos que estão sendo abordados nesse fórum.

Ainda durante a assembleia, será criada a Associação Internacional de Universidades Jesuítas (IAJU), assim como serão estabelecidas prioridades estratégicas para esta nova associação. A Assembleia Mundial de Instituições Jesuítas de Ensino Superior termina na sexta-feira, 13. É a terceira conferência a ser realizada, as duas primeiras ocorreram no México, em 2010, e em Melbourne, na Austrália, em 2015.

A universidades de Georgetown, de Santa Clara, Loyola de Chicago, de São Francisco, nos Estados Unidos, a Pontifícia Universidade Gregoriana, na Itália, a Javeriana de Bogotá, na Colômbia, a Iteso, no México, a Universidade Católica de Córdoba, Argentina, o Ateneu de Manila, nas Filipinas, e a Sofia de Tóquio, no Japão, são algumas das instituições que estão presentes no encontro.

Reitores e gestores de mais de 200 instituições de educação superior jesuítas do mundo se reuniram em Bilbao, Espanha.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Intercâmbio de dados sobre territórios populares
PUC-Rio e Instituto Pereira Passos assinam termo de cooperação
Impactos da automação
As tecnologias digitais e a nova economia do conhecimento