Ciência na prática
07/08/2018 16:56
Ana Vitoria Barros e Karen Krieger

Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional comemora 50 edições de pesquisas no Brasil

Foto: Amanda Dutra 

O 50º Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional (SBPO 2018) começou na segunda-feira, 6. O encontro vai discutir com pesquisadores, professores e alunos o tema Cidades inteligentes: Planejamento urbano, fontes renováveis e distribuição de recursos. A abertura contou com a presença do Vice-Reitor da PUC-Rio, padre Álvaro Mendonça Pimentel, S.J., do presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (SOBRAPO), Felipe Martins Muller, e dos professores Silvio Hamacher, Luiz Felipe Scavarda e Reinaldo Castro de Souza, do Departamento de Engenharia Industrial, e Luiz Satoru Ochi, da Universidade Federal Fluminense (UFF).    

O Vice-Reitor elogiou a iniciativa do Departamento de Engenharia Industrial e destacou a participação ativa da Universidade na área de pesquisa. Segundo ele, pesquisa operacional e Brasil combinam, pois é necessário ter soluções criativas para sobreviver no país. Durante a cerimônia de abertura, também foram entregues homenagens para ex-presidentes da SOBRAPO.

Para o professor Silvio Hamacher, a pesquisa operacional é uma forma de colocar em prática conceitos da Matemática, Estatística e Computação. Segundo Hamacher, a sociedade vai propor soluções para a melhoria de várias questões práticas. Ele afirmou que o objetivo é fazer o melhor com o menor custo possível.  O professor Reinaldo Castro de Souza ressaltou a correlação do Departamento de Engenharia Industrial com a pesquisa operacional, o que, pare ele, ocorre de forma consistente.

- Eu tive a honra de ter organizado o 25º SBPO na Unicamp. Quando chegamos a 50ª edição, eu falei que tinha que ser realizado na PUC. No momento, o Brasil precisa de metodologias e métodos de auxílio à tomada de decisão sobre ambiente de incerteza, otimização, estatística, e é sobre isso que se trata a pesquisa operacional.

O professor Fernando Luiz Cyrino Oliveira, do Departamento de Engenharia Industrial, é um dos organizadores do simpósio. Para ele, o encontro vai proporcionar uma troca de conhecimento benéfica para a Universidade, pois terá a presença de nomes relevantes da área.

- A PUC é uma universidade referência em termos de pesquisa e ensino. A pesquisa operacional permeia várias áreas, não só a Engenharia. Ela permeia áreas de Engenharias, Matemática, Informática, Economia e Administração. Aqui temos pessoas da comunidade de pesquisa operacional do Brasil todo e inclusive de fora. As redes de contatos, de relacionamento e de conhecimento só crescem.

 

Sofisticação energética

O presidente da PSR Soluções e Consultoria em Energia, Mario Veiga Pereira, falou sobre fontes de energia. Foto: Amanda Dutra

A palestra de abertura foi ministrada pelo presidente da PSR Soluções e Consultoria em Energia, Mario Veiga Pereira, empresa brasileira provedora de modelos matemáticos e consultoria, com atuação em mais de 70 países. Pereira falou sobre otimização estocástica, processamento distribuído e ferramentas de modelagem estatística aplicadas ao planejamento energético. Segundo ele, é importante observar que o mundo converge na área de energia.

– Todos os países estão crescendo e apresentam questões cada vez mais complexas. A troca de informações, o que se aprende nesses países, é sensacional. Os problemas práticos na área de energia, e isso vale para todas as áreas de infraestrutura, estão cada vez mais complexos, mas as ferramentas estão cada vez mais sofisticadas, como a disponibilização de recursos computacionais. A convergência dessas tecnologias para um mundo cada vez mais complexo é muito interessante.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Intercâmbio de dados sobre territórios populares
PUC-Rio e Instituto Pereira Passos assinam termo de cooperação
Impactos da automação
As tecnologias digitais e a nova economia do conhecimento