Pontos para pensar a vida no planeta
01/10/2021 11:40
Lorena Teixeira

Edição especial da SIPAT é inspirada em temas propostos pelo Papa Francisco na Laudato Si’

A abertura da 29ª edição especial da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) foi realizada no dia 13 de setembro pelo  presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da gestão 2020/2021, padre Waldecir Gonzaga, e o Vice-Reitor Comunitário, professor Augusto Sampaio. O presidente da SIPAT comentou que esta semana foi pensada para discutir os tempos pandêmicos e preparar as pessoas para uma possível reocupação do campus, gradualmente, com todos os cuidados. O tema da primeira mesa de debate foi Questões socioambientais e o Papa Francisco.

Padre Waldecir Gonzaga

O presidente da CIPA, que é diretor do Departamento de Teologia, disse que a temática da 29ª SIPAT foi inspirada em um convite feito pelo Papa Francisco, de saber dialogar a partir de cinco pontos de orientações e ações para escutar a vida no planeta, e que podem ser encontrados na Laudato de Si’: o diálogo sobre o meio ambiente na política internacional; diálogo para novas políticas nacionais e locais; diálogo e transparência nos processos decisórios; política e economia em diálogo para plenitude humana; e as religiões no diálogo com as ciências.

- Se nós queremos encontrar um novo estilo de vida é preciso que nós procuremos escutar a vida no planeta, em um diálogo entre nós humanos e com toda a obra de criação: na área animal e vegetal. E neste diálogo, com a vida humana e com a dimensão nacional (Brasil) procuremos ver transparência nos processos decisórios para tomar decisão de políticas públicas. E dialogar com as outras religiões também.

O professor Augusto Sampaio abordou a importância e as responsabilidades que uma universidade deve ter e que a CIPA atua com a prevenção de problemas. Segundo ele, a PUC-Rio está sempre muito atenta aos detalhes e aos acontecimentos; e lembrou que ela é pioneira na criação de vários projetos como o serviço comunitário de orientação psicológica (PSICOM). Ele parabenizou o atual presidente da comissão pelos temas abordados na semana.

- O bom da CIPA é que ela tem o olhar muito voltado para os funcionários na prevenção de acidentes. Eu vejo a comissão abraçar várias questões significativas e importantes. Parabéns pela iniciativa de inovação, antes era apenas uma edição e, este ano são duas, o que mostra a importância da prevenção de acidentes.

Professor Augusto Sampaio

O coordenador do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da PUC-Rio, médico Álvaro Martins Rodrigues, citou ações importantes que a nova gestão 2020/2021 da CIPA realizou como o telefone direto e o site.

Médico Álvaro Martins Rodrigues

Padre Waldecir Gozanga complementou e disse que a comissão entendeu que é necessário ir além do legal, ou seja, “abraçar a causa e vestir a camisa”. Ele fez questão de elogiar o trabalho dos “cipeiros” e as “cipeiras” e citou o Superintendente Geral do Campus, professor Moisés Szwarcman, como um grande colaborador e braço direito para a CIPA. O presidente da CIPA ainda agradeceu o Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira S.J.; os vice-reitores; e os decanos por serem parceiros da organização.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Intercâmbio de dados sobre territórios populares
PUC-Rio e Instituto Pereira Passos assinam termo de cooperação
Impactos da automação
As tecnologias digitais e a nova economia do conhecimento