Bem-vindos: vocês fizeram a escolha certa
19/11/2015 09:09

O Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., ressalta os fatores de excelência acadêmica e pioneirismo no ensino em várias áreas do conhecimento que garantem à instituição o título de melhor universidade particular e comunitária do Brasil.

Ao optarem por estudar na PUC-Rio, vocês certamente fizeram a melhor escolha, pois é uma decisão que supõe determinação, compromisso e abertura para o futuro. Ao entrar na PUC-Rio, vocês estão pisando no solo da melhor universidade privada e comunitária do Brasil, e a segunda do Rio de Janeiro,  fundada há 73 anos pelos jesuítas, com  o apoio da Igreja Católica.

Com certeza esta opção está ligada à tradição de excelência acadêmica, e ao pioneirismo no Ensino Superior em várias áreas do conhecimento científico. No entanto, esta fama da PUC-Rio deve-se a vários fatores, que sempre devem ser lembrados. São eles:

1. Toda a excelência deve-se à opção da Igreja e dos jesuítas por manter um ensino superior de qualidade, envolvendo as questões humanísticas, tecnológicas, ambientais e sociais, dentro de uma visão ampla, inclusiva e ética, tendo como inspiração os valores e os princípios cristãos.

2. Toda a excelência está ligada à qualidade de seus professores e pesquisadores, na grande maioria doutores, e com reconhecida produção científica no Brasil e no exterior, dedicando suas vidas para a melhoria do ensino e da pesquisa no país.

3. Toda a excelência está fundamentada em uma relação intrínseca entre graduação e pós-graduação de qualidade, cuja consequência foi transformá-la em uma universidade de pesquisa, com recursos oriundos de setores públicos e privados.

4. Toda a excelência está no seu sistema permanente de avaliação docente e discente, motivando os bons alunos e professores, e fazendo uma política de inclusão social através de diversos programas de bolsas.

5. Toda a excelência se apoia em uma perspectiva comunitária de ensino, onde a vida acadêmica acontece e se enriquece na troca de saberes interdisciplinares, na vivência de expressões culturais e religiosas, e em um clima de pertencimento em fazer parte da história passada e presente da Universidade.

6. Toda a excelência mede-se historicamente pela presença de nossos antigos alunos que hoje estão presentes em diversos setores públicos e privados da sociedade, procurando contribuir com o desenvolvimento social, político, ambiental e tecnológico do país, e conservando o orgulho de terem estudado na PUC-Rio.

7. Toda a excelência deve-se ao trabalho dedicado e competente de nossos funcionários, fazendo com amor o trabalho do dia a dia, e compartilhando a alegria em fazer parte da família universitária.

Parabéns a todos vocês, jovens universitários, que hoje estão iniciando a caminhada nesta casa do saber que os acolhe. Coragem e muita alegria nesta nova aventura. Procurem dar o máximo de si, aproveitando a inteligência e as energias que Deus deu a cada um de vocês. Contem sempre com o nosso apoio e as nossas orações.

Mais Recentes
Nota da Reitoria
Sobre o aumento do número de casos de COVID-19
Mensagem do Reitor a toda a Comunidade Universitária
Pe. Anderson Antonio Pedroso, S.J. faz uma reflexão sobre os desafios da educação no Brasil