Educação: todos somos responsáveis
08/06/2015 19:02
Pe. Francisco Ivern, S.J.

ASSOCIAÇÃO DOS ANTIGOS ALUNOS DA PUC-RIO

Li o discurso do recém- -nomeado Ministro da Educação, Janine Ribeiro, na transmissão do cargo, e me senti aludido, desafi ado. Não simplesmente por trabalhar numa instituição educativa, a PUC-Rio, mas me senti desafiado pessoalmente e como cidadão. No seu discurso aparece claro que a educação não é um dever simplesmente da União federal, dos Estados e Municípios, mas de todos nós. Todos podemos e temos que contribuir de diversos modos, direta e indiretamente, para que a educação melhore no nosso País.

Essa contribuição se dá de diversos modos. Em primeiro lugar, mostrando para os que nos rodeiam, sobretudo para as crianças e os jovens, que todos podemos nos educar e aprender sempre mais. Temos que estimulá-los com a nosso exemplo a fazer cada vez um uso mais pleno das suas capacidades. Mostrar- -lhes que a “educação” não é um fi m em si mesmo, mas um meio para o nosso pleno desenvolvimento como seres humanos, para melhorar a nossa qualidade de vida, ou como diz o Ministro, a educação “é o instrumento decisivo para a justiça social e para uma cultura de paz”, hoje tão necessárias.

Para melhorar a educação no nosso País e consequentemente contribuir para uma sociedade mais justa e “inclusiva”, recursos são necessários. O ministro sublinha que não é apenas a União, nem são apenas os Estados e Municípios que são chamados a economizar, mas todos nós. Cada real poupado, por exemplo, no uso da energia elétrica, na impressão de papéis, “será conquistado para a educação”.

Mais Recentes
Entre a ação e a cooperação: a Associação dos Funcionários da PUC-Rio
Antônio Albuquerque e Eduardo Gonçalves, do Núcleo de Memória da PUC-Rio, abordam as mudanças na forma de organização dos funcionários das instituições de ensino superior após a Reforma Universitária, e refletem sobre a criação da AFPUC
A História é mestra da vida
O Conselheiro da Associação dos Antigos Alunos da PUC-Rio, Paulo Eugênio de Niemeyer, aborda a influência do passado na vida humana e os novos comportamentos nos ambientes sociais
Educar para a Justiça: um olhar sobre a Pedagogia Inaciana
A pedagogia inaciana é tema de artigo da professora Alessandra Cruz, do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio