Educar hoje e amanhã: Uma paixão que se renova
24/11/2015 21:49

Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., comenta sobre encontro de universidades e escolas católicas em Roma

Padre Leonardo Agostini e Padre Josafá

A Congregação para a Educação Católica (CEC) preparou e promoveu, em Roma, entre os dias 18 e 21 de novembro, um Congresso Internacional intitulado Educar hoje e amanhã: uma paixão que se renova. Este evento tratou de acolher o convite do Papa Bento XVI para fazer memória e celebrar os 50 anos da Gravissimum Educationis (28 de outubro de 1965) e os 25 anos da Ex corde Ecclesiae (15 de agosto de 1990), apoiado atualmente pelo Papa Francisco. Assim, além de fazer memória dos dois documentos, a CEC decidiu lançar, novamente e com renovador vigor, o empenho da Igreja para responder aos emergentes desafios que interpelam a sua missão educativa no mundo.

Um documento preparatório foi elaborado e enviado aos diferentes sujeitos educativos da Igreja para que colaborassem, através de um questionário, na reflexão sobre a importância da educação católica para a evangelização e para a promoção humana integral no mundo. Deste documento, surgiu o instrumento de trabalho que assumiu exatamente o título: “Educar hoje e amanhã. Uma paixão que se renova”. Além disso, vários encontros, fóruns, seminários e simpósios sobre o tema ocorreram em diversas partes do mundo e foram enviados à CEC com propostas e sugestões que giraram em torno de quatro pontos: A identidade e a missão das escolas e universidades católicas; os sujeitos da educação católica; a formação dos formadores; os novos desafios educativos.

Neste encontro, o Brasil foi representado por um grande número de escolas e universidades. A PUC-Rio foi representada por mim e pelo diretor do Departamento de Teologia, padre Leonardo Agostini Fernandes. O encerramento do Congresso foi coroado com a palavra final, animadora e sempre atual do Papa Francisco que, dentre tantos e importantes pontos tratados, sublinhou que uma educação é católica se é feita de forma inclusiva, sem proselitismo, sem criar distâncias entre ricos e pobres, sem elevar muros, mas plenamente aberta à transcendência, pois o traço característico da identidade católica é que Deus se fez homem.

Que as sementes lançadas neste Congresso, nos diferentes campos em que a educação católica se faz presente germinem, cresçam e produzam abundantes frutos de colaboração entre as instituições educativas. Que a característica internacional do Congresso se faça visível pela participação ativa de todos os sujeitos educadores e que a cooperação internacional seja pautada na Verdade que liberta e oferece, por uma educação interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar, a força e os instrumentos necessários para que a sociedade humana seja mais justa e fraterna, sem renunciar a sua identidade e missão em ser sal da terra e luz do mundo (Mt 5,13-14).

Padre Josafá Carlos de Siqueira S.J. – Reitor da PUC-Rio

Mais Recentes
Nota da Reitoria
Sobre o aumento do número de casos de COVID-19
Mensagem do Reitor a toda a Comunidade Universitária
Pe. Anderson Antonio Pedroso, S.J. faz uma reflexão sobre os desafios da educação no Brasil