Conflito Israel Palestino: complexidade e cinema foram destaques em palestra da Semana de História
11/11/2016 18:04
Raul Pimentel

Historiadores Monique Sochaczewski e Luiz Salgado discutem a história e atualidade do principal conflito do Oriente Médio

O conflito entre Israel e Palestina, visto de forma simplista, se reduz às relações entre árabes e judeus ao longo da história. Contudo, basta aprofundar a análise e já encontramos uma série de elementos que confundem o raciocínio dos menos envolvidos no assunto. Judeus árabes. Curdos judeus em Israel. Disputa pelo Muro das Lamentações e pela “terra prometida”. Ficou tonto?

– Tem que ficar tonto mesmo! – foi o que disse Monique Sochaczewski Goldfeld, professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Militares, do Instituto Meira Mattos, da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), durante a palestra O Conflito Israel Palestino em Análise, realizado na terça-feira, 8, no auditório American Express, na PUC-Rio. O encontro foi organizado pelo Departamento de História da universidade, e contou também com a presença na mesa do historiador e doutorando Luiz Salgado, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Monique continuou:

– Se quisermos sair do senso comum, principalmente para pessoas da área de história, precisamos entender todos esses elementos que estão incluídos na análise.

A complexidade do assunto foi um tema bem presente na palestra. A cobertura midiática do conflito, por exemplo, foi criticada tanto por Luiz quanto por Monique, que defenderam que as informações veiculadas contribuem para um entendimento reducionista de todo o esquema.

– Poucos grupos de comunicação brasileiros têm correspondentes no Oriente Médio. Se não me engano, só a Globo. Ainda assim, não adianta o correspondente falar do Oriente Médio inteiro só de Israel. É uma complexidade muito grande pra ser noticiada. – disse a professora.

Nesse sentido, o historiador Luiz Salgado enfatizou o contexto histórico da questão:

– Não é só um conflito religioso, não é só um conflito racial, e também não é só um conflito! As relações entre judeus e árabes vão além da disputa por território e da guerra que a mídia expõe. Historicamente, há registros de auxílio entre os povos, por exemplo. Há muitas vertentes a serem levadas em consideração, como o próprio sionismo.

Ao final do encontro, os palestrantes recomendaram e comentarem filmes e séries que ajudam na compreensão da questão. Títulos como Lemon Tree, 5 Broken Cameras e The Gatekeepers foram alguns dos mais elogiados.

Mais Recentes
Interfaces da geopolítica
Nove pesquisadores discutem geografia política e gestão do território na IV edição do CONGEO
Experiências de impacto social
Empreendedores e pesquisadores se reúnem para debater políticas de administração pública em Portugal e no Brasil
Jovens empreendedores
Estudantes contam como criaram um negócio na época da Universidade por meio das redes sociais sem grandes custos