Espiritualidade em palavras
24/11/2017 16:46
Fernanda Cubel

Padre Pedro Magalhães Guimarães Ferreira, S.J., autografou exemplares em lançamento de obra

Presidente da Mantenedora da PUC, padre Pedro Magalhães Guimarães Ferreira, S.J., lançou na quarta-feira, 22, o livro Pílulas Espirituais. A obra é uma parceria entre a Editora PUC-Rio e a Editora Reflexão e reúne frases de grandes pensadores, selecionadas pelo religioso durante leituras espirituais diárias. Para o lançamento, o padre jesuíta recebeu professores, amigos e familiares em uma sessão de autógrafos no Salão da Pastoral Universitária.

Presidente da Mantenedora da PUC, padre Pedro Magalhães Guimarães Ferreira, S.J., autografa exemplar de nova obra. FOTO: Matheus Aguiar


O hábito de anotar frases que lhe interessavam acompanha padre Pedro há mais de 30 anos. Em 2016, o sacerdote começou a postá-las no Facebook e enviá-las por e-mail aos amigos e familiares a que interessassem, sempre às quartas-feiras. A partir de então, começou a receber sugestões de que deveria publicá-las. Entre os 2 mil pensamentos anotados ao longo da vida, o religioso selecionou 426, que foram distribuídos em 20 temas, e traduzidos do latim, inglês, francês, alemão e espanhol.

- A leitura espiritual é algo que os padres costumam fazer, e eu escrevia as frases para conseguir gravar. O critério para a escolha do que seria publicado foi a minha experiência intelectual, mas também afinidade. Há muitas frases de São Tomás de Aquino e Santo Agostinho – explica o jesuíta.

O Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., também prestigiou o lançamento. O Reitor ressaltou que a obra é um resumo dos pensamentos que foram importantes para a vida de padre Pedro que, agora, quis compartilhá-los.

- O mundo de hoje é muito corrido e agitado, e algumas pessoas não dedicam tempo a livros muito volumosos. O livro traz doses de espiritualidade que podem ajudar nisso.

O incentivo dos amigos foi fundamental para que o sacerdote decidisse publicar a obra. A paroquiana Vera Bocaiuva conhece o religioso desde os tempos de colégio e é uma das pessoas que recebe os e-mails do padre às quartas-feiras.

- O bom é que, quando vamos para a missa do domingo, já refletimos sobre aquele pensamento. A seleção de quais frases iriam compor a obra diz muito sobre a personalidade do padre Pedro. Ele é direto na palavra, na espiritualidade – comenta Vera.

Padre Pedro também é autor da obra Homilias: Subsídios para pregação, leitura e oração, lançada em 2011 e revisada em 2015. Na vida acadêmica, é professor emérito do Departamento de Engenharia Civil da PUC-Rio, onde foi Vice-Reitor. Com 151 páginas, o Pílulas Espirituais está disponível na Livraria Carga Nobre, no Edifício Cardeal Leme, por R$20.

Livro Pílulas Espirituais, de padre Pedro Magalhães Guimarães Ferreira, S.J. FOTO: Matheus Aguiar

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Álvaro Caldas lança quinto livro de sua carreira
Nos anos de pandemia, a janela se tornou uma ligação vital para mundo exterior
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro