A formação do leitor
22/03/2018 12:26
Paula Ferro

Em aula inaugural do Departamento de Educação, a professora Nazareth Salutto traça estratégias para estabelecer a leitura na vida das pessoas

Caminhos para formar leitores e a importância da literatura na construção do indivíduo nortearam a aula inaugural do Departamento de Educação, realizada na terça-feira, 20, com a professora Nazareth Salutto, doutora em Educação pela PUC-Rio. No encontro, ela discutiu temas como as políticas de incentivo à leitura e relatou experiências vividas por ela na área da educação infantil. 

A professora Nazareth Salutto discute a importância da literatura Foto: Thaiane Vieira

Segundo Nazareth, a formação de leitores passa pela esfera individual e coletiva, mas tem na cultura um ponto chave para o sucesso. Para a professora, é preciso ter cuidado com a abordagem literária e com a maneira que ela é oferecida aos jovens. Ela explicou que o Brasil conta com algumas políticas de incentivo à leitura nas escolas públicas, que visam garantir o contato dos jovens com livros didáticos e literários por meio da formação de acervo. Segundo a professora, o país está bem servido de políticas, mas apenas elas não são suficientes.

— Ler literatura é uma questão de direito, sim. Determinada pela legislação por meio de políticas como o Plano Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), da composição de acervos como o Plano Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). Iniciativas e projetos institucionais ou comunitários, que envolvem práticas e ações que visem promover a leitura literária. Temos uma legislação que define e coloca a literatura em um lugar privilegiado. As políticas são fundamentais, mas elas sozinhas não bastam.

Para Nazareth, a literatura, por conta do caráter ficcional e estético, contribui com a formação do espírito e para a formação cidadã na compreensão do mundo e da sociedade. A professora, com base na sua experiência com educação infantil, destaca algumas propostas para a formação de leitores. Segundo a educadora, o processo tem início no interior do indivíduo. É preciso ler por vontade própria, sem pressão externa ou a obrigação de produzir algo depois.

A segunda etapa, afirmou Nazareth, seria encontrar no tempo um companheiro e desprender-se do tempo cronológico, que pode ser um empecilho na hora da leitura. Ela explicou que cada pessoa tem um ritmo próprio e diferentes necessidades ao ler um livro e, às vezes, precisa reler um trecho mais de uma vez para entendê-lo completamente. Para isso, é necessário eliminar a pressa nos momentos de leitura.

A professora destaca também o papel da coletividade na construção do hábito da leitura. Para ela, é importante ter o outro como cúmplice para compartilhar as sensações e conflitos provocados pela história. A cultura complementa esse âmbito, ao se tornar a plataforma para que a literatura exerça o potencial de criadora de diálogos e questionamentos que carrega. Nazareth considera que a peça chave do processo é não deixar a experiência ficar contida apenas ao indivíduo.

— Cito Martin Buber: “começar consigo, mas não terminar consigo. Partir de si, mas não ter a si mesmo como fim”. O que fazemos com as histórias que lemos e escutamos? Falo para não ficar em si mesmo como uma aposta coletiva, para fazermos circular as imagens que criamos no momento da leitura.

Mais Recentes
Uma locadora em tempos de streaming
Com mais de 25 mil filmes e atendimento único, estabelecimento em Copacabana é um pedacinho da memória da cultura audiovisual do Rio de Janeiro
Valorização do cinema universitário na pandemia
Alunos da PUC-Rio participam da Mostra Outro Rio, uma exposição de curtas-metragens produzidos no Rio de Janeiro
Dez anos sem ele
Durante a vida, José Saramago criou um estilo próprio de escrita, de inovação na sintática e na pontuação