Ser universidade numa sociedade pluralista
07/04/2015 15:29
Pe. Josafá Carlos de Siqueira, S.J. - Reitor da PUC-Rio

Reitor Pe. Josafá aborda a diversidade científica e cultural que existe dentro do ambiente universitário

O substantivo universidade tem uma dimensão coletiva de agrupar os diferentes campos do saber, proporcionando uma visão integradora do conhecimento e convivendo com a pluralidade de idéias, opções e posturas. Mesmo quando está associada com um adjetivo confessional, a universidade continua expressando a união de várias faculdades, sendo regida por um marco referencial que expressa seus princípios e valores. Ao agregar o substantivo universidade, com o adjetivo católica, a instituição ganha uma conotação mais rica, pois este adjetivo tem uma sentido de universal, ou globalizante. Assim, uma Universidade Católica não pode deixar de conviver com a diversidade científica e cultural, pois sua pretensão totalizante passa pela convivência entre as diferenças, sem perder a busca permanente da verdade.

Em uma sociedade pluralista, onde grupos lutam para afi rmar o seu ethos identitário, muitos se sentem seguros pelos comportamentos sectários na defesa de seus ideais, confrontando às vezes com o mundo universitário. Quando isto acontece, a universidade católica tem a missão de se opor a tais tendências, pois sua vocação consiste na abertura para o diálogo intercultural e interreligioso. A grandeza da missão de uma instituição de ensino superior não pode ser desafi ada pela pressão de alguns grupos que integram as redes sociais de comunicação, pois os mesmos desconhecem a autonomia e o modo de ser aberto e dialogal da universidade. Os estatutos, os regimentos e as regras que estruturam a instituição, passam por processos coletivos, instâncias e consensos, construídos historicamente por pessoas que participam e fazem parte do universo acadêmico.

A missão da Universidade é diferente de uma faculdade, pois esta última é direcionada para um campo específi co do conhecimento, procurando fazer o melhor para se destacar e obter notoriedade. Ao contrário, uma Universidade, ao agregar muitas faculdades, tem que procurar conviver com os diferentes saberes, mantendo a unidade na pluralidade e esforçando-se para que todos alcancem qualidade e excelência acadêmica. Pensar grande, integrar saberes e preservar a autonomia é vocação da Universidade, sempre voltada para os grandes desafi os do pluralismo na sociedade.

A PUC-Rio, inserida em um contexto de uma cidade cosmopolita, plural e acolhedora do Rio de Janeiro, onde as pessoas de diferentes culturas procuram conviver e expressar a riqueza de seus ethos, não pode deixar de ser uma Universidade aberta para o debate e a refl exão das diferentes correntes do pensamento, como também no compromisso com a natureza de seu adjetivo de católica.

Mais Recentes
Nota da Reitoria
Sobre o aumento do número de casos de COVID-19
Mensagem do Reitor a toda a Comunidade Universitária
Pe. Anderson Antonio Pedroso, S.J. faz uma reflexão sobre os desafios da educação no Brasil