Educação: um desa o para o novo ministro
15/05/2015 15:38
Pe. Josafá Carlos de Siqueira, S.J.

Reitor Pe. Josafá discuti sobre a preocupação com a universalização e melhoria da educação no Brasil

No discurso de posse do novo ministro da Educação em Brasília, professor e filósofo Renato Janine Ribeiro, ficou evidente sua preocupação com a universalização e melhoria do ensino, o enfoque da educação enquanto processo contínuo ao longo da vida, e a importância da valorização e apoio de experiências de criatividade, onde crianças, jovens e adultos sejam estimulados a fazer pleno uso de suas capacidades. Dentre os pontos abordados no discurso, alguns aparecem como desafios que ele pretende enfrentar nos próximos anos.

Em primeiro lugar, atender o clamor da sociedade que exige uma educação de qualidade, em que aspectos quantitativos e qualitativos, estabelecidos pelo Plano Nacional de Educação, devem ser contemplados em uma maior proximidade entre governos federal, estaduais e municipais. Um segundo diz respeito à importância da educação enquanto instrumento para ampliar e consolidar os avanços sociais do povo brasileiro, tendo em vista que houve progressos extraordinários no processo de democratização e inclusão social em nosso país. Um terceiro aspecto está relacionado com a dimensão testemunhal que todos devemos dar neste momento de ajustes econômicos em que vivemos. Neste sentido, o ministro convidou todos que estão ligados à educação, a fazerem gestos simples e signifi cativos para a redução de gastos, desde a economia de energia elétrica até a impressão de papéis, dando o exemplo em preservar e ampliar o essencial, sacrifi cando o excesso. Um quarto e último desafio, abordado pelo ministro, consiste na valorização do professor em todos os níveis de ensino, sabendo que os melhores professores são os que nos transmitem o valor da criação, da transmissão do saber e da sabedoria de vida. Inspirado na mensagem do professor Antônio Cândido, o ministro homenageou os mestres do país inteiro, dizendo que devemos respeitar e valorizar aqueles que educam em todos os níveis de ensino.

Esperemos que a sua longa experiência como professor, sua sensibilidade social, e a sua rica visão da educação possam nos ajudar a fazer uma mudança progressiva e ousada nos processos educacionais, fazendo-os mais flexíveis e criativos, pois assim poderemos dizer no futuro que somos verdadeiramente uma pátria educadora.

Mais Recentes
Nota da Reitoria
Sobre o aumento do número de casos de COVID-19
Mensagem do Reitor a toda a Comunidade Universitária
Pe. Anderson Antonio Pedroso, S.J. faz uma reflexão sobre os desafios da educação no Brasil