Testemunhar com pequenas ações
23/11/2015 04:23

A maneira mais efi caz de expressar o compromisso ético com as questões ambientais que preocupam a todos é testemunhar localmente, através de ações concretas, a nossa solidariedade com os graves problemas que afetam a qualidade de vida social e planetária, como nos recorda o Papa Francisco na Encíclica Laudato Si’ sobre as questões socioambientais.

A maneira mais eficaz de expressar o compromisso ético com as questões ambientais que preocupam a todos é testemunhar localmente, através de ações concretas, a nossa solidariedade com os graves problemas que afetam a qualidade de vida social e planetária, como nos recorda o Papa Francisco na Encíclica Laudato Si’ sobre as questões socioambientais.

Além do compromisso com a transmissão de saberes e formação profissional e cultural dos alunos, a Universidade é desafiada a colaborar na construção de uma nova mentalidade, mudando hábitos e construindo costumes que sejam ecologicamente sustentáveis. Diante desse desafio, somos convidados a repensar alguns consumos de nossa instituição, evitando desperdício e testemunhando o nosso compromisso com a sustentabilidade local e planetária.

Gostaria de chamar atenção para três aspectos que poderíamos colaborar e testemunhar para reduzir o consumo. São eles: energia, água e papel. Com a crise dos reservatórios que abastecem as grandes cidades, a má gestão que desperdiça os recursos, o aumento do custo da energia, e o crescimento da escassez de água, sobretudo com as mudanças climáticas, a sociedade e a universidade são chamadas a repensar hábitos, buscar alternativas e criar medidas mitigatórias para evitar o desperdício.

Nos últimos anos, cresceu significativamente a consciência ambiental e a preocupação com as questões relacionadas com os problemas socioambientais na PUC-Rio, a ponto de recebermos títulos e menções qualificando- -nos como uma instituição que caminha na linha da sustentabilidade, seguindo os princípios e metas da agenda ambiental da universidade. Cremos que chegou agora, o momento de darmos mais um passo na linha do testemunho, procurando colaborar para diminuir o consumo de energia, água e papel.

Economizar energia significa apagar luzes e os aparelhos de ar- -condicionado nos momentos em que as salas de aula estiverem desocupadas; não deixar aparelhos ligados nos fins de semana e feriados; não deixar os carregadores de telefones celulares muito tempo nas tomadas. Economizar água é não deixar torneiras dos banheiros abertas; não acionar várias vezes as descargas nos banheiros; não tomar banhos prolongados. Evitar o consumo excessivo de papel é imprimir frente e verso; não tirar cópias exageradamente; é aproveitar as partes das folhas para rascunhos e anotações; é utilizar mais CDs e pen drive nos trabalhos das disciplinas; é colocar o material reciclado nas lixeiras apropriadas, entre outros.

É necessário começar a mudar o mundo pelas novas ideias e pelo testemunho nas pequenas ações, fazendo localmente aquilo que gostaríamos que fosse estendido à toda a sociedade. O testemunho tem uma força inquestionável de mudança e convencimento.

Mais Recentes
Nota da Reitoria
Sobre o aumento do número de casos de COVID-19
Mensagem do Reitor a toda a Comunidade Universitária
Pe. Anderson Antonio Pedroso, S.J. faz uma reflexão sobre os desafios da educação no Brasil