Pequenas reflexões sobre mudanças no planeta
06/06/2019 18:55
Gabriela Azevedo

Reitor lança 20º livro no Dia Mundial do Meio Ambiente

O Reitor padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J destacou que uma de suas aventuras é produzir textos científicos e acadêmicos. Foto: Amanda Dutra

Mudanças climáticas, queda de árvores nas grandes cidades e tragédias sociais ambientais são alguns dos temas abordados no livro Questões Socioambientais, do Reitor padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J. A obra foi lançada no Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, em uma sessão de autógrafos no Solar Grandjean de Montigny. Questões Socioambientais é o 20° livro do Reitor e expõe a linha de pesquisa na qual ele tem se dedicado nos últimos 20 anos.

Padre Josafá comentou sobre a escolha da capa com a imagem da cidade e o manguezal, ecossistema que está dentro do espaço urbano e sofre com as ações humanas. O Reitor também revelou o processo de criação da obra e ressaltou a relação entre fé e meio ambiente, tema discutido no livro, que usa como base a Laudato Si’ e o Sínodo da Amazônia.

- Eu não gosto de escrever um livro muito grosso, porque nós vivemos em uma sociedade em que as informações precisam ser muito rápidas. Escrevo sempre com o objetivo de colaborar nas pequenas reflexões e contribuir, de forma efetiva, neste momento que estamos vivendo em relação ao meio ambiente. Aproveito os fins de semana para escrever, e pensei em um livro pequeno, formado por artigos densos e informativos, terminando com a pergunta: Nós estamos apequenando as questões ambientais no Brasil?

O livro traz reflexões sobre a questão socioambiental. Foto: Amanda Dutra

O lançamento fez parte da programação da XXV Semana de Meio Ambiente e teve a presença de alunos e professores. Engenheira que trabalha na coordenação de campus sustentável do NIMA, Melissa Casacchi destacou a importância do Reitor para o desenvolvimento e implementação de projetos sustentáveis no campus.

- O Reitor é um embaixador do meio ambiente para nós. Ele é biólogo e tem amor pela causa. Ele teve a ideia de criar e implantar o NIMA. Estamos vivendo em um momento muito delicado em relação ao meio ambiente, e ter o lançamento deste livro no dia mundial do meio ambiente é um brinde para a Semana de Meio Ambiente da PUC.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Álvaro Caldas lança quinto livro de sua carreira
Nos anos de pandemia, a janela se tornou uma ligação vital para mundo exterior
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro