Agenda internacional em pauta
25/07/2019 18:04
Luana Vicentina

MIRIN reúne alunos de escolas públicas e particulares do Rio para vivenciar, durante cinco dias, a rotina de Organizações Internacionais

Estudantes do Ensino Médio em Simulação. Foto: Maloni Cuerci.

Cinco dias de imersão na realidade profissional de diplomatas, embaixadores e chefes de estado é o que o Modelo Intercolegial de Relações Internacionais (MIRIN) promove no campus da PUC-Rio entre os dias 22 e 26 de julho. Na XVI edição, estudantes de diversas escolas de Ensino Médio estudam materiais sobre Política Internacional, produzidos por graduandos da Universidade, para aprender sobre a temática proposta e defender um país nas simulações de conferências de Organizações Internacionais.

A estruturação do Modelo é feita exclusivamente por alunos da PUC-Rio, com apoio do Instituto de Relações Internacionais (IRI) e do Departamento de Direito. Vice-Secretário Acadêmico do MIRIN, o estudante de Direito Lucas Mayon explicou que o Modelo é dividido em fóruns de discussões, que apresentam uma situação-problema que deve ser solucionada pelos participantes ao longo dos encontros. Ele afirmou que simulações como essa já ocorrem fora do Brasil desde o início do século XX, e que elas cresceram no país de forma significativa nos últimos 15 anos.

— Eu comecei participando do MIRIN no Ensino Médio, quando queria cursar Medicina. A experiência nas simulações me chamou para um campo particular das Relações Internacionais, que é a advocacia. Mudei completamente o meu objetivo profissional devido a influência de ambientes como esse. O MIRIN é uma oportunidade de conhecer o campo das discussões globais e identificar se é este ou não o caminho que você quer seguir.

Lucas Mayon. Foto: Maloni Cuerci.

Os guias de estudo produzidos pelos alunos da PUC são publicados em formato de artigos acadêmicos, e os estudantes que participam como equipe de apoio podem treinar habilidades como o trabalho em equipe e o senso de responsabilidade, necessários em toda atividade profissional, afirmou Mayon. Neste ano, o grande foco dos organizadores foi tornar a participação dos alunos mais ampla e acessível. Foi realizada uma campanha de arrecadação de roupas sociais entre os membros para doação aos estudantes de baixa renda.

Os comitês abordam temas como os impactos do alcoolismo na saúde pública, o futuro da União Europeia após o Brexit e o Tribunal de Nuremberg. Pela primeira vez na Simulação, o estudante João Pedro Rocha, de 15 anos, contou que os encontros agregam conhecimentos gerais de história e desafiam os alunos a falar bem em público.

— Não sei ainda qual área eu quero seguir, mas gosto muito das disciplinas de humanas. Eu recomendo que outras pessoas participem do MIRIN porque é muito bom adquirir conhecimentos gerais na prática, lidando com pessoas de diferentes realidades.

 

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Álvaro Caldas lança quinto livro de sua carreira
Nos anos de pandemia, a janela se tornou uma ligação vital para mundo exterior
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro