Direito a uma educação de qualidade para todos
26/08/2021 18:48
Lorena Teixeira

Educadores discutem a importância dos pré-vestibulares comunitários como forma de acesso a universidades

Com o propósito de discutir sobre a dificuldade de acesso à universidade e a desigualdade no ensino, foi realizado, no dia 19 de agosto, por videoconferência o debate Roda Multicêntrica – os pré-vestibulares comunitários e a produção dos novos intelectuais orgânicos. O jornalista e defensor dos direitos humanos, Rumba Gabriel, abriu o bate-papo com uma discussão sobre a necessidade de haver um ensino de qualidade e igualitário para todos. Ressaltou, também, que a educação deveria ser um direito e não uma luta, pois a Constituição garante isto para todos.

Logo após, o criador dos Pré-Vestibulares Comunitários (PVCs) e defensor das cotas, Frei David, contou como os alunos da Comunidade Jacarezinho, no Rio de Janeiro, conseguiram entrar em universidades, como PUC-Rio; Uerj; UFRJ; UFF e UNIRIO; e agora são considerados produtores de conhecimento. Ele também comentou sobre o nascimento do Pré-Vestibular Comunitário e que o surgimento dele foi uma contestação, pois as universidades públicas, de acordo com Frei David, estavam “dando as costas para o povo”.

- Para nós era difícil ver o aluno entrar no pré-vestibular comunitário e, no final do ano, ele não tem dinheiro para pagar a inscrição das universidades públicas. E, então, nós fomos a cada reitor pedir o direito do povo para fazer o vestibular com isenção da taxa. Foi uma conquista do povo organizado e que, portanto, a partir da luta da EDUCAFRO, no Rio de Janeiro, as isenções passaram a ser obrigatórias em todas as universidades públicas do Brasil.

Segundo ele, por causa deste contexto de dificuldade, ele procurou a PUC-Rio para propor uma parceria. O Vice-Reitor Comunitário da PUC-Rio, professor Augusto Sampaio, comentou que na década de 1990, o antigo Reitor da Universidade, padre Laércio Dias de Moura S.J. (1918 - 2012), recebeu uma carta da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) pedindo um vestibular para negros e carentes. A partir daí, o Vice-Reitor Comunitário tomou a frente do projeto, com a condição de que os candidatos seriam aprovados por um bom desempenho no vestibular.

- Começamos com 12 alunos, a maioria para o curso de Serviço Social e duas pessoas para o curso de Filosofia. Hoje, nós temos quase três mil alunos com perfil de renda familiar per capita de no máximo um salário-mínimo e meio comprovado. É importante frisar que essas bolsas foram criadas uns dez ou doze anos antes da criação do Prouni. A Universidade, hoje, tem o seu perfil filantrópico muito bem justificado, graças à época do PVCs que tiveram um efeito espetacular.

Professor Augusto ainda compartilhou um dado levantado pela própria Universidade que comparava a média coeficiente de rendimentos de todos os alunos da PUC-Rio e, segundo ele, o coeficiente de rendimento dos bolsistas é superior aos demais alunos. Ele fez questão de ressaltar que o Pré-Vestibular Comunitário foi o responsável para justificar a identidade e missão de uma universidade católica.

Vice-Reitor Comunitário da PUC-Rio, professor Augusto Sampaio

O atual coordenador do pré-vestibular EDUCAFRO, Thiago Veloso, hoje estuda com uma bolsa de 100% na Faculdade Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV-RJ). Ex-aluno do pré-vestibular, ele cursa Ciências Sociais e Direito. Ele explicou que as pessoas que procuram o programa chegam desorientadas e não, necessariamente, sabem como conquistar uma vaga nas universidades. De acordo com Veloso, o trabalho inclui a organização de encontros como feiras e palestras para ajudar os estudantes a montar uma trajetória que faça sentido. Ele finalizou com a explicação do projeto bolsa dinâmica.

- As famílias não conseguem, minimamente, compreender como investir nos filhos, então o Frei David sugeriu que a gente criasse um projeto que fornecesse um valor financeiro para a pessoa, a partir do desempenho delas. Temos o número X de bolsas dinâmicas e um número Y de alunos, estes alunos estudam em um pré-vestibular e fazem uma prova a cada mês e são avaliados pelo desempenho, pela participação nas aulas e na participação da cidadania. A partir disso, a gente distribui uma bolsa de R$ 500.

O debate também contou com a participação da primeira reitora negra do Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo), professora Luanda Moraes. Ela ressaltou que a distância de moradia dos jovens estudantes para as universidades dificulta o desempenho e, por isto, surgiu a Uezo. Ela comentou que a restrição de acesso ao ensino público é uma grande marca e evidente da desigualdade étnico-racial. Ela assinalou que a diferença social no Brasil fica evidente no desequilíbrio educacional e destacou da importância do papel da universidade neste contexto.

O Reitor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), professor Ricardo Lodi, apontou, no início da sua fala, a luta que a instituição passa por ser plural, democrática e inclusiva. Ele comentou que o projeto de cotas é uma das principais características da UERJ e sinalizou que não basta apenas garantir a vaga, mas é necessário haver condições para um maior aproveitamento. Ele citou os projetos e programas que continuam funcionando, na pandemia, para os cotistas poderem continuar o estudo.

- A nossa política afirmativa não se esgota na concessão da vaga, existe uma política de assistência estudantil. Nós criamos a Pró-reitoria de políticas e assistências estudantis (PR4) que tem dado uma grande contribuição na permanência estudantil dos nossos alunos cotistas. A UERJ continuou garantindo a renda dos estudantes cotista independentemente de qualquer coisa, ao mesmo tempo, no ano de 2020, garantimos um auxílio material didático.

Palestrantes da Roda Multicêntrica

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Álvaro Caldas lança quinto livro de sua carreira
Nos anos de pandemia, a janela se tornou uma ligação vital para mundo exterior
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro