Imagem que vai além da violência
14/09/2021 14:48
Luanna Lino

Influenciadores que vivem em favelas cariocas contam em um bate-papo como é retratar a vida das comunidades com humor e leveza.

Raphael Vicente e Bruna Dias são moradores de favelas do Rio de Janeiro e têm o propósito de revolucionar a imagem que as pessoas de fora têm das comunidades cariocas.  A partir de conteúdo que eles produzem nas redes sociais, procuram abordar questões que servem de inspiração para jovens negros e de favelas. Para contar um pouco desta experiência, os dois participaram de um bate-papo virtual na aula da disciplina Mídias Locais, da professora Lilian Saback, do Departamento de Comunicação Social, no dia 2 de setembro.

Raphael é cria da Maré e começou a produzir vídeos no aplicativo Vine, em 2014, e, desde então, já se aventurou em diferentes redes sociais, mas foi no TikTok que ele  se encontrou. Hoje, aos 20 anos, o jovem conquista a atenção de diversas personalidades e marcas brasileiras. Bruna é formada em jornalismo pela PUC-Rio e moradora da Rocinha, atualmente, coordena as ações de PR da Play9, estúdio de conteúdo, e é assessora de imprensa de influenciadores como Raphael Vicente, Diego Cruz e Vittor Fernando.

O humorista contou sobre a trajetória na internet e como nunca imaginou ter a fama que alcançou, pois gravar vídeos era uma forma de diversão e de sair do tédio causado pelo lockdown. Foi em 2020, durante a pandemia da Covid-19, que um de seus vídeos obteve mais de 20 mil visualizações no TikTok, e desde então ele conquista mais público e ainda recebe proposta para participar de campanhas publicitárias de marcas famosas como a Netflix e Spotify. Ao usar o humor, Raphael busca também retratar a realidade da Maré e popularizar a favela fora das bolhas sociais.

- O lugar onde eu moro está incluso no que eu faço, meu sonho é trazer visibilidade para a Maré através dos meus vídeos e conseguir mudar a imagem que passam sobre a favela ser apenas violência, nós somos mais do que isso.

Raphael Vicente

Raphael falou como o processo criativo acontece de maneira espontânea,  e  disse ter escolhido a comédia como forma de alegrar as pessoas e fazer do mundo um lugar melhor e mais leve.

- O humor tem o incrível poder de mudar o dia das pessoas para melhor, e eu amo a ideia de poder melhorar o dia de alguém.

A jornalista Bruna Dias é conhecida pelo perfil que tem no Instagram, diasdecacho,  e por abordar assuntos como transição capilar e aceitação para mulheres com cabelos cacheados. O conteúdo foi escolhido de maneira natural e baseado na  própria experiência com os cabelos, ela compartilhou que o momento de sair de um cabelo alisado para assumir a verdadeira forma  do ondulado pode ser mais intenso do que parece. Segundo a influenciadora, é necessário ter uma rede de apoio para passar por isso.

- É um processo muito doloroso de se passar, que traz memórias ruins do passado. Por isto, comecei a compartilhar a experiência através das minhas redes, e percebi que foi um ponto de encontro entre muitas mulheres.

Bruna Dias

O sucesso da jovem aconteceu sem nenhum planejamento, mas, diferentemente de Raphael, a jornalista não tem intenção de viver da internet.  Ela contou que gosta muito do trabalho como coordenadora de ações de PR da Play 9 e assessora de imprensa, e que pretende continuar o atividade na internet como um hobby e não como profissão.

 

 

 

 

 

 

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Álvaro Caldas lança quinto livro de sua carreira
Nos anos de pandemia, a janela se tornou uma ligação vital para mundo exterior
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro