A PUC-Rio deseja se comunicar com os ex-alunos?
26/11/2014 17:13
Andrea Ramal / presidente da AaA PUC-Rio

Associação dos Antigos Alunos da PUC-Rio

Recentemente um ex-aluno procurou a universidade para dar feedback sobre algumas lacunas que percebia ao contratar nossos recém- -formados. Depois de tentar agendar horário em diversas esferas, acabou sendo direcionado para a AaA.

Mas de fato, como sabemos, não existe um canal formalmente constituído para que eventuais avaliações ou sugestões de melhoria trazidos pelos ex-alunos sejam encaminhados ou, mais do que isso, se considerados válidos, passem a se refl etir de algum modo nos currículos e metodologias.

Este episódio é um exemplo de que as lideranças da universidade e dos departamentos poderiam, junto com a AaA, repensar o papel e a fi nalidade da AaA neste momento e para os próximos anos.

Antes de tudo a universidade precisa se questionar sobre qual é a contribuição que espera receber de seus ex-alunos e verificar quais seriam os processos e fluxos mais adequados para que, mais do que palavras e mensagens, estas ideias tivessem algum impacto em ações concretas.

O ex-aluno, sobretudo os jovens e de meia-idade, não têm interesse em se encontrar só para “matar saudades”. Eles fazem isso nas redes sociais.

Entretanto, essa é uma força jovem, cheia de energia e motivação, que acaba muitas vezes se engajando em outras obras: comunitárias, políticas, sociais, pastorais, partidos políticos, etc.

Seria importante para a PUC-Rio resgatar esses potenciais colaboradores, oferecendo-lhes um modelo efetivo de comunicação e intercâmbio.

Mais Recentes
Entre a ação e a cooperação: a Associação dos Funcionários da PUC-Rio
Antônio Albuquerque e Eduardo Gonçalves, do Núcleo de Memória da PUC-Rio, abordam as mudanças na forma de organização dos funcionários das instituições de ensino superior após a Reforma Universitária, e refletem sobre a criação da AFPUC
A História é mestra da vida
O Conselheiro da Associação dos Antigos Alunos da PUC-Rio, Paulo Eugênio de Niemeyer, aborda a influência do passado na vida humana e os novos comportamentos nos ambientes sociais
Educar para a Justiça: um olhar sobre a Pedagogia Inaciana
A pedagogia inaciana é tema de artigo da professora Alessandra Cruz, do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio