Vinte e cinco anos de parceria
30/09/2016 17:35
Elissa Taublib / Foto: Fernanda P. Szuster

Com bons resultados, convênio internacional é o mais antigo da PUC-Rio.

O Diretor do Departamento de Letras, Karl Erik, conta que 60 pesquisadores brasileiros foram beneficiados


Parceiros de longa data, em 2016, o convênio da PUC-Rio com a Brown University (EUA) completa 25 anos. Este é o acordo mais antigo ainda em funcionamento que a Universidade tem com uma instituição estrangeira, e possibilita o intercâmbio acadêmico entre estudantes e professores brasileiros e norte-americanos. Cerca de 300 alunos norte-americanos já participaram do Programa Brown-in-Brazil, e 60 pesquisadores da PUC já participaram de estágios de pesquisa nos Estados Unidos.

O programa começou em julho de 1991, quando um grupo de dez alunos da Brown University juntou-se a alunos de outras universidades americanas no intercâmbio acadêmico na PUC. Na época, a Central de Cooperação Internacional (CCCI) ainda não havia sido criada, e o número de estudantes estrangeiros no campus era pequeno. Vinte e cinco anos depois, mais de 400 acordos com universidades no exterior já foram firmados.

O diretor do Departamento de Letras e coordenador do Brown-in-Brazil no Rio de Janeiro, professor Karl Erik Schøllhammer,afirma que a parceria é um convênio modelo de estabilidade e bons resultados. Ele alega que o intercâmbio abre uma rede durável de relacionamentos para os visiting scholars -pesquisadores e alunos da PUC na Brown. Schøllhammer aponta um grupo de pesquisa do Instituto de Relações Internacionais (IRI/PUC-Rio) que trabalha com pesquisadores do Watson Institute da Brown.

- Esse convênio, o mais antigo da PUC ainda em funcionamento, garante não só a vinda de alunos da Brown para cá, mas financia ida de alunos de pós-graduação e professores da PUC para lá. Além de ser uma Ivy League (grupo de Universidades norte-americanas privadas reconhecidas pela excelência), a Brown favorece o aluno com criatividade nas relações com diferentes áreas - destaca.



Para a coordenadora da Central de Cooperação Internacional, professora Angela Paiva, a parceria contribuiu na construção da CCCI. Ela conta que Brown é uma das universidades de maior prestígio nos Estados Unidos, e tem uma tradição de estudos sobre o Brasil e a língua portuguesa. Angela observa que os pesquisadores brasileiros podem levar as experiências acadêmicas em uma troca natural de intercâmbio acadêmico.

- Lá, eles encontram inúmeros pesquisadores que realizam pesquisas sobre Brasil, além de professores brasileiros. Por isso, o convênio nasce de uma relação realmente orgânica - explica.

Diretor do Programa Brown-in-Brazil, o professor da Brown Luiz Fernando Valente relata as vantagens que a instituição apresenta para os visiting scholars, como uma biblioteca com mais de 4 milhões de volumes, além da participação em cursos, seminários, projetos de pesquisa e a integração na vida acadêmica. Segundo Valente, vários pesquisadores da Universidade deixaram marcas permanentes no acordo Brown-PUC-Rio.

- O professor Pedro Duarte de Andrada participou do programa em 2004, quando era um jovem estudante de mestrado. Ele regressou à Brown quando era candidato ao doutorado e, hoje, é professor do Departamento de Filosofia da PUC.

Valente ressalta que o programa fornece aos professores e estudantes da Brown a chance de colaborar com o corpo docente e discente da PUC e aprofundar o conhecimento sobre o Brasil. Ele reforça que muitos dos laços estabelecidos em Brown se estreitaram ao longo dos anos.

- Nossos alunos se beneficiam da estrutura de apoio montada pela CCCI para receber estudantes internacionais, da estrutura acadêmica da PUC e da dedicação do professor Karl Erik Schøllhammer,sem o qual o sucesso do programa seria impossível.
Mais Recentes
Iniciativas PUC-Rio: Luta para proteção
Universidade fabrica equipamentos de proteção e doa para hospitais
Metodologia para a dinâmica do coronavírus
COVID-19 Analytics estuda dados do Ministério da Saúde para gerar prognósticos voltados para a lotação de hospitais
Núcleo da PUC-Rio ajuda órgãos de saúde no combate ao coronavírus
Pesquisadores da Universidade, em parceria com outras instituições, produzem previsões estatísticas sobre o avanço da pandemia no país