Venezuelano é nomeado Superior Geral dos Jesuítas
14/10/2016 17:07
Bárbara Tavares

Arturo Sosa Abascal, de 68 anos, conduzirá a Companhia de Jesus. Reitor da PUC-Rio, Padre Josafá Siqueira, elogia escolha.

 

Adolfo Nicolás (esquerda) entrega o cargo a Sosa Abascal. Foto: Europa Press

O venezuelano Arturo Sosa Abascal, de 68 anos, foi eleito superior geral dos jesuítas nesta sexta-feira, 14, durante a 36ª Congregação Geral, em Roma, em votação secreta dos 217 eleitores. O cargo ocupado por Abascal, substituto do espanhol Adolfo Nicolás, tem como tarefa governar toda a Ordem dos Jesuítas, conforme as Constituições da Companhia.

Após o anúncio do veredito, o Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Siqueira, S.J., exultou o resultado:

– Recebemos com muita alegria a notícia da eleição do novo geral dos jesuítas, padre Arturo Sosa S.J., venezuelano e ex-reitor da Universidade Católica de Tachira. Abascal tem uma sólida formação humanística e espiritual.

O Reitor da PUC-Rio acredita que a escolha tem grande relevância no cenário atual do Vaticano:

– A nomeação de um latino-americano para conduzir a Companhia de Jesus em todo o mundo foi significativa, pois, além de ser o primeiro geral do continente, existe muita afinidade com o pensamento pastoral do Papa Francisco. Estamos felizes, pois temos um Papa jesuíta argentino e um geral dos jesuítas venezuelano. Tudo para maior glória de Deus.

O venezuelano, que passa a ocupar o cargo popularmente conhecido como “Papa Negro”, devido à importância dos jesuítas e à cor de seu traje, tem doutorado em Ciências Políticas da Universidade Central da Venezuela. É ainda conselheiro do padre-geral e delegado-geral para as casas e obras interprovinciais da Companhia de Jesus, em Roma.

Mais Recentes
Interfaces da geopolítica
Nove pesquisadores discutem geografia política e gestão do território na IV edição do CONGEO
Experiências de impacto social
Empreendedores e pesquisadores se reúnem para debater políticas de administração pública em Portugal e no Brasil
Jovens empreendedores
Estudantes contam como criaram um negócio na época da Universidade por meio das redes sociais sem grandes custos