Relações mais humanas entre professor e aluno
10/10/2017 12:22
Julia Carvalho

A pedagogia Inaciana, que visa o ensino com uma visão mais comunitária, foi tema da XII Jornada de Docentes Católicos do Ensino Superior

Foto: Jorge Paulo Araújo

O relacionamento entre professor e aluno e como a pedagogia inaciana pode contribuir para estreitar e humanizar esse convívio foram temas debatidos na XII Jornada de Docentes Católicos do Ensino Superior, realizada no sábado, 6, no Centro Loyola de Fé e Cultura. Organizado pelo padre Paul Schweitzer, S.J., professor emérito do Departamento de Matemática, o encontro teve a orientação do padre Luiz Fernando Klein, S.J., doutor em pedagogia Inaciana pela Universidade de São Paulo (USP). Professores da PUC-Rio, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) participaram da atividade. 

Segundo padre Klein, a pedagogia Inaciana tem como conceito fundamental a pessoa, por isso, parte de uma educação personalizada, que busca um desenvolvimento integral do aluno. Essa forma de educação é baseada na relação entre professor e aluno e visa, mais que estabelecer regas gerais, desenvolver a inteligência de cada estudante. A pedagogia Inaciana não é um novo método e, sim, parte de um projeto de renovação pedagógica.

Padre Klein afirma que o papel fundamental do educador é ser o companheiro de aprendizagem do aluno, que o incentiva a valorizar as experiências e os compromissos. Ele explica que o Paradigma Pedagógico Inaciano (PPI) constata que o modelo educacional atual é deficiente por ter apenas duas fases, experiência e ação.  Ele destaca que o professor não é apenas um transmissor de doutrinas, dados e fórmulas, mas é o promotor da educação que acredita na dignidade da pessoa.

– O educador confiante na concepção Inaciana vai investir todo o seu conhecimento e experiências para a promoção dessa pessoa.

Foto: Jorge Paulo Araújo

Para a coordenadora geral de Graduação da PUC-Rio, Daniela Vargas, que participou do encontro, a pedagogia inaciana já sinaliza para a atual discussão da nova sala de aula. Ela acredita que o problema está em colocar as filosofias em prática, pois os conceitos não são novos, porém precisam ser redescobertos.

– Não nos damos conta que a pedagogia inaciana já traz os conceitos que estão sendo discutidos sobre metodologias ativas, avaliação por competência e educação centrada no aluno. A personalização da educação não é coisa nova, nós que, eventualmente, esquecemos. 

Padre Paul acredita que a pedagogia inaciana ajuda a retomar a origem da Universidade Católica que, hoje, tem sido excluída. Ele destaca que a preocupação de Santo Inácio com uma espiritualidade que valoriza a identidade particular de cada pessoa é importante para a educação. Para ele, esses ensinamentos são uma ajuda para a formação de um bom professor, por isso, não é voltado apenas para professores cristãos e sim para todos que desejarem participar, independente da religião.

– Essa pedagogia tem um grande valor. Esse elemento de fonte cristã ajuda na formação de um bom professor que respeite a dignidade, os interesses e os direitos do aluno. Por isso, vamos promover outras jornadas como essa e esperamos uma maior participação.

   

Confira artigo sobre a Pedagogia Inaciana aqui

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