Inovações do Design e a integração com o público
17/11/2017 14:00
Fernanda Garcia e Lethicia Amâncio

Semana de Design da PUC-Rio exibe projetos de alunos e promove reflexão de visitantes

O público visitou a exposição dos alunos de Design. Foto: Matheus Aguiar

Outra atividade que movimentou a Universidade na semana de 6 a 10 de novembro foi a XI Semana Design PUC‑Rio. Oficinas, palestras, desfile, além da exposição de diversos projetos feitos por alunos de diferentes habilitações do Departamento de Artes & Design fizeram parte da programação. A Semana de Design ocorre anualmente e proporciona o contato direto do público com produções acadêmicas.

Na exposição de trabalhos dos alunos, os visitantes tiveram acesso a projetos que variavam entre a promoção da integração de crianças autistas à exposição de peças de roupa em um desfile de moda. Na quinta-feira, 9, foi realizada a Intervenção Nua e Crua, nos pilotis da Ala Kennedy, organizada pela professora do Departamento de Design Joy Till, com o objetivo de propor uma reflexão da censura no contexto atual a partir das artes visuais.

Também na quinta-feira, os pilotis do Edifício da Amizade sediaram o tradicional desfile de moda da XI Semana de Design. Famílias, estudantes e curiosos se reuniram às 18h para prestigiar as produções dos alunos de Design, e vibravam com os diferentes estilos apresentados na passarela. Cada participante vestia dois modelos que desfilavam sozinhos e, depois, com o próprio idealizador das peças.

A estudante Marcella Paskin assinou duas roupas da noite. Ela contou animada que foi a primeira vez em que expôs um projeto para um público maior. Marcella ressaltou a relevância da Semana na desconstrução do estereótipo em torno do Design de Moda, muitas vezes, segundo ela, desacreditado.

- A Moda é um curso muito desvalorizado pelos próprios alunos. O desfile é bom para nós lembrarmos que realmente produzimos, e mostrarmos para todo mundo essas produções.

O Departamento de Artes & Design seleciona quais projetos vão integrar o desfile. As roupas são feitas durante as aulas, com orientação de três professores, e o aluno é responsável pelo custo da produção. Os modelos não precisam ser do curso de Design, mas se inscrevem e também são escolhidos pelo departamento.

Apesar de o desfile ser realizado anualmente, a estudante de Engenharia Julia Oliveira assistiu pela primeira vez na quinta-feira. Para ela, o fato de os alunos terem a oportunidade de expor os trabalhos na Universidade é importante para dar maior visibilidade aos cursos.

- Eu faço Engenharia, então nunca tive muito contato com o Design. Com o desfile, eu consegui ver de perto a experiência desses alunos.

A integração entre diferentes cursos não foi apenas no desfile. Durante a Semana, ocorreu também o Designathon PUC-Rio/Sebrae, um workshop interdisciplinar, resultado de uma parceria do Departamento de Artes & Design da PUC com o Sebrae. O workshop ocorreu de segunda-feira, 6, a quarta-feira, 8, e foi aberta aos alunos de graduação e pós-graduação da Universidade. Os participantes foram divididos em cinco equipes, com o objetivo de criar e desenvolver objetos para casa, a partir do conceito de Internet das Coisas.

O vencedor do Designathon foi o Projeto TOM, que consiste em uma tecnologia não invasiva que combina inteligência artificial a tradicionais componentes elétricos, como as lâmpadas e tomadas. O projeto foi realizado para ser utilizado nas casas de idosos que perderam a autonomia, com objetivo de ajudar os familiares que se responsabilizam diariamente pelo monitoramento e saúde dessas pessoas. O TOM foi desenvolvido pelos alunos Ana Beatriz Barcellos, Daniel Nasajon, Ricardo Weissenberg e Sibelius Claussen, que foram contemplados com um voucher de R$ 8 mil em cursos no Sebrae. 

Confira a galeria de fotos da Semana: 

Semana de Design

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Intercâmbio de dados sobre territórios populares
PUC-Rio e Instituto Pereira Passos assinam termo de cooperação
Impactos da automação
As tecnologias digitais e a nova economia do conhecimento