Instituto Gênesis é eleito como 11ª Melhor Incubadora do Mundo
02/03/2018 15:56
Ana Vitoria Barros

Fundado há 20 anos, o instituto também recebeu o título de 4º lugar na América Latina

O Instituto Gênesis da PUC-Rio foi eleito como a Melhor Incubadora do Brasil e a 11ª Melhor do Mundo. Os prêmios foram concedidos pela UBI Global, instituto sueco que é referência mundial em pesquisas sobre incubadoras. O Gênesis concorreu com mais de 300 incubadoras nacionais e internacionais na categoria World Top Business Incubator – Managed by University. Ela recebeu também o título de 4º lugar na América Latina e ocupou as melhores posições entre as instituições brasileiras.

A incubadora desempenha um papel importante na formação de empreendedores, no apoio à criação de empreendimentos e na promoção de desenvolvimento local. O Gênesis e suas empresas já receberam mais de 60 prêmios nacionais e internacionais. Fundado em 1997, ele já foi selecionado três vezes no mesmo ranking da UBI Global, que avalia e reúne as melhores incubadoras do mundo por meio de uma equipe formada por pesquisadores internacionais. Atualmente, o Gênesis conta com germinadas e incubadas que atuam em áreas como tecnologia, design, saúde e jogos.

Segundo o gestor da área de Comunicação do Gênesis, João Marcos Albuquerque, a incubadora da PUC-Rio realiza um trabalho no desenvolvimento do empreendedor e do empreendimento. O instituto, ressalta, oferece ferramentas essenciais para o empreendedor, como capacitações, consultorias e serviços que façam com que ele consiga gerir um negócio inovador. Para Albuquerque, a marca do Gênesis está associada ao empreendedorismo atrelado à inovação.

– A gente tenta capacitar o sujeito empreendedor para que ele desenvolva um negócio inovador e sustentável, sempre pensando não só economicamente, mas também na questão socioambiental. Estamos em uma universidade, nós somos PUC. Temos um trabalho pedagógico mesmo de educar esse empreendedor.

O gestor da área de Comunicação do Gênesis, João Marcos Albuquerque, diz que o instituto oferece ferramentas essenciais para o empreendedor. Foto: Gabriela Azevedo

A gestora da Área de Unidade de Apoio e Gestão, Paula Araújo Pereira, destaca que o instituto está em constante renovação para auxiliar as empresas instaladas de acordo com as demandas atuais do mercado. Segundo Paula, o ranking mostra o sucesso das estratégias utilizadas pela incubadora.

– Isso é importante para a gente medir o resultado do nosso trabalho. Não é só para ter o nome no ranking, e sim para conseguirmos ver o que estamos melhorando. 

A gestora da Área de Unidade de Apoio e Gestão, Paula Araújo Pereira, acredita que o título de 11ª Melhor Incubadora do Mundo é prova do sucesso das estratégias adotadas. Foto: Gabriela Azevedo

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Intercâmbio de dados sobre territórios populares
PUC-Rio e Instituto Pereira Passos assinam termo de cooperação
Impactos da automação
As tecnologias digitais e a nova economia do conhecimento