Missa de Abertura de Ano Letivo
12/03/2018 12:19
Paula Ferro

Celebração acolhe alunos na semana de retorno às aulas e firma parceria para projetos sociais.

Para começar o período de maneira positiva, o Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro e Grão-Chanceler da Universidade, Dom Orani João Tempesta, O.Cist, celebrou a missa de abertura do ano letivo na sexta-feira, 9, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus. A cerimônia foi concelebrada pelo Reitor da Universidade, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J, pelo o reitor da Igreja, padre Alexandre Paciolli, e demais padres convidados. A missa foi marcada pela assinatura de convênio entre a PUC e a Arquidiocese do Rio de Janeiro para a realização de projetos sociais.

O Cardeal Arcebispo Dom Orani Tempesta Foto: Thaiane Vieira

Dom Orani refletiu sobre o tema da Campanha da Fraternidade de 2018, Fraternidade e superação da violência, que tem como lema “Em Cristo somos todos irmãos” (Mt 23, 8). De acordo com o Cardeal, em tempos conturbados como o atual, é preciso fortalecer a cultura de paz. Para ele, a Universidade exerce um papel fundamental na conscientização dos jovens.

— Creio que uma universidade católica tem uma grande responsabilidade nesse tempo que vivemos agora, de tanta violência e tantos problemas. De ajudar, junto com essa formação de bastante qualidade como tem a nossa Universidade, a fortalecer a cultura da paz no coração de cada jovem. Que cada um possa aplicar essa cultura da paz no seu âmbito profissional, na sua especialização ou no seu trabalho.

O Reitor padre Josafá assina o convênio Foto: Thaiane Vieira

Ao final da cerimônia, o Reitor e o Arcebispo assinaram um convênio entre a PUC e a Arquidiocese do Rio de Janeiro que visa estabelecer cooperação com o programa de extensão do Vicariato para a Caridade Social. De acordo com o padre Josafá, o convênio oferecerá mais oportunidades de voluntariado e formação para a cidadania.

— É um convênio importante nesse momento em que a PUC já tem vários projetos em parceria com diversas instituições. Esse será mais um para a gente reforçar a inserção dos nossos alunos. Tenho a preocupação que os nossos alunos possam ter uma inserção social em várias realidades da Arquidiocese do Rio de Janeiro. O convênio veio na hora certa — comemorou.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Intercâmbio de dados sobre territórios populares
PUC-Rio e Instituto Pereira Passos assinam termo de cooperação
Impactos da automação
As tecnologias digitais e a nova economia do conhecimento