Profissional a serviço da sociedade
05/03/2021 15:28
Gabriel Meirelles

Reitor da USP, Vahan Agopyan, ministra Aula Inaugural da Pós-Graduação em Engenheria Civil

Reitor da USP - Vahan Agopyan

O Reitor da Universidade de São Paulo (USP), Vahan Agopyan, ministrou por videoconferência a Aula Inaugural da Pós-Graduação em Engenharia Civil da PUC-Rio no dia 2 de março. PhD em Engenharia Civil pela London King’s College, Agopyan falou sobre a função social do engenheiro no século XXI, a importância da profissão na atualidade e comentou a respeito do papel fundamental da Pós-Graduação nessa carreira e as consequências na sociedade. Depois da palestra, ele respondeu perguntas de estudantes e professores que participaram da aula.

Agopyan acredita que a engenharia é a atividade do desenvolvimento e demonstrou como ela foi importante para a expansão tecnológica no século passado, sobretudo depois da Segunda Guerra Mundial. Ele observou que a função do profissional da área ultrapassa a identificação da viabilidade física e econômica de uma obra, e abrange também as consequências sociais do trabalho. Para o Reitor da USP, o setor está em constante transformação, e o engenheiro precisa acompanhar essas mudanças.

– No século XXI, a engenharia se inseriu no contexto social. O engenheiro na atualidade é um cidadão a serviço da sociedade, ligado às questões sociais, que tem cuidado com o meio ambiente, se preocupa com a qualidade de vida dos trabalhadores e atende aos interesses do futuro usuário. Nós temos que compactuar os nossos conhecimentos com as necessidades da sociedade e suas exigências. Este é o nosso enorme desafio.

O professor assinalou para os estudantes o quão relevante é um curso de Pós-graduação para os engenheiros. Segundo Agopyan, o mercado e a sociedade exigem do indivíduo cada vez mais autonomia e criatividade, e menos trabalho mecânico. Além disso, destacou que uma indústria nacional forte desenvolve o próprio conhecimento, e que profissionais com mestrado e doutorado – pesquisadores e inovadores – têm melhor empregabilidade e salários superiores.

– A Pós-Graduação forma o profissional de desenvolvimento, imprescindível para a indústria e para o país. A grande tarefa do curso é oferecer um treinamento aos jovens para resolver problemas, enfrentar desafios e aprender a avançar no conhecimento. Não é formar o profissional que opera o sistema, mas o que desenvolve a indústria. Ainda temos carência nessa formação, mas vocês, estudantes de uma universidade como a PUC-Rio, certamente serão esses profissionais de desenvolvimento.

O Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., foi o responsável pela abertura do encontro. Ele, no entanto, lamentou a distância e a impossibilidade de realizar a palestra de maneira presencial por causa da pandemia. Apesar da necessidade de o encontro ser virtual, padre Josafá ressaltou o espírito de abertura, solidariedade e desejo de aprender uns com os outros, como indivíduo ou instituição. Nesse sentido de união entre universidades, ele enalteceu a presença do reitor de uma faculdade referência no país inteiro. Além disso, refletiu sobre a pandemia que o mundo enfrenta e o que é possível fazer no meio de uma crise como esta.

Reitor da PUC-Rio - padre Josafá

– O período pandêmico é muito interessante porque nos ajuda a refletir melhor. Nós estamos mais confinados, com o espaço geográfico limitado. Temos dificuldade em relação àquilo que nossa liberdade nos proporciona: o direito de ir e vir. Ao mesmo tempo, estamos aprendendo a ouvir mais as pessoas, a natureza, refletir sobre os grandes problemas da sociedade. Vamos passar por este momento difícil e poderemos realmente repensar as nossas instituições e os grandes desafios que teremos pela frente.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Álvaro Caldas lança quinto livro de sua carreira
Nos anos de pandemia, a janela se tornou uma ligação vital para mundo exterior
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro