Ensaio para decifrar o rosto de Maria
17/08/2021 18:41
Julia Pinna

Ex-aluno da PUC-Rio usa Inteligência Artificial para criar uma simulação da aparência da mãe de Jesus

Reconstrução do Rosto de Maria realizada por Átila Soares

O designer Átila Soares fez uma reconstrução do que seria o rosto de Maria, mãe de Jesus, com auxílio de Inteligência Artificial. Para a produção do ensaio, o artista utilizou a hipótese de que a figura impressa no Santo Sudário seria a face de Cristo. Ele ainda se baseou no relato existente de que o filho de Deus teria sido gerado pela Virgem Maria por meio do Espírito Santo. Assim, para chegar a uma reconstituição facial, o designer partiu do princípio de que a carga humana genética, portanto, seria apenas da mãe.

Para obter um resultado de um possível rosto de Maria, o designer usou como base o estudo de Ray Downing junto ao Studio Macbeth, feito em 2010, com a mais avançada tecnologia da época. Neste experimento, havia sido construída a imagem do homem que está impresso no santo sudário, o pano de linho que muitos acreditam ter envolvido Jesus depois da crucificação. A imagem foi produzida em formatos tridimensionais e em forma de escultura.

Com este estudo em mãos, e baseado na hipótese de que o homem que fora envolto na mortalha teria sido Jesus Cristo, o ex-aluno da PUC-Rio modificou a imagem para o que seria um rosto feminino, por meio de aplicativos de Inteligência Artificial. Para finalizar, e com o intuito de o trabalho ficar mais crível e natural, ele fez retoques à mão livre e com um software de ajuste facial, mas sem violar o resultado que a Inteligência Artificial extraiu da primeira imagem obtida.

- Se Jesus era filho carnal apenas de Maria, é muito razoável a gente considerar que ele se parecesse fisicamente com ela. Não havia uma referência pelo lado de pai, falando em termos genéticos. Então, fatalmente, ele ia se parecer com ela, tanto quanto um irmão gêmeo se parecia com o outro - afirma o designer.

O resultado da simulação demonstra o rosto da Virgem Maria com 25 anos e, posteriormente, Soares utilizou um aplicativo de regressão de idade para obter uma outra versão do rosto de Maria mais jovem, com cerca  de 13 anos, período que, segundo o designer, ela teria gerado Jesus. Na reconstituição, ela teria cabelos castanhos, na altura do ombro, o rosto seria fino, sobrancelhas grossas e olhos também castanhos. Além do português, o estudo terá traduções em inglês e italiano e a publicação foi confirmada na revista de filosofia e história Humanitas da Editora Escala.

Imagem do Santo Sudário

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Álvaro Caldas lança quinto livro de sua carreira
Nos anos de pandemia, a janela se tornou uma ligação vital para mundo exterior
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro