Nova remessa de computadores e chips com internet para alunos de baixa renda
18/08/2021 14:42
Kecila Barcelos

Projeto de Inclusão Digital já amparou mais de 700 estudantes e conclui o edital 2021.2

Yann Cabral comemora o suporte oferecido pela PUC-Rio

O Projeto de Inclusão Digital entregou mais uma remessa de equipamentos e pacotes de dados para que os estudantes prossigam os estudos na Universidade: ao todo, foram 38 notebooks e 37 chips de internet. A PUC-Rio continuará de forma remota o segundo semestre de 2021 e, até agora, já beneficiou quase 800 estudantes. O projeto foi criado em 2020 com o objetivo de viabilizar os estudos de alunos da graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Para evitar aglomeração, a coordenação do Projeto ID ofereceu o prazo de 5 a 13 de agosto, no horário da manhã (das 9h às 11h30) e da tarde (das 13h30 às 15h30) para os beneficiados buscarem os equipamentos nos pilotis. Foi solicitado que eles respeitassem as medidas de saúde contra a Covid-19 e que todos estivessem com máscara e usassem álcool em gel durante a retirada do material. Os organizadores da ação também distribuíram canetas para que não houvesse o compartilhamento de objetos entre as pessoas.

Segundo o universitário Yann Cabral, do 6° período de Engenharia da Computação, a instabilidade financeira provocada por causa da chegada da pandemia foi a principal adversidade para manter as ferramentas de estudo. Com falhas no repasse de verbas no trabalho da mãe dele, o acesso à internet tornou-se instável e precário em casa. Mas com o chip para internet, o rapaz acredita que o tempo de estudo vai render muito mais.

- A pandemia e a quarentena trouxeram imprevisibilidades. A gente não sabe o dia de amanhã. A minha mãe é professora, e havia alunos que estavam comparecendo menos e, consequentemente, pagando menos ao colégio. E o colégio pagando menos a minha mãe. Ficava nesse ciclo de, às vezes, ter internet e outras vezes não ter.  Este suporte que a Universidade está dando é muito bom. Eu não vou mais perder tempo de aula, tempo de trabalho – observou o aluno.

A estudante Rafaela Lemos, que está no 6° período de Psicologia, relatou os impasses que vivenciou para continuar os estudos antes da ajuda do Projeto de Inclusão Digital e como o equipamento a auxiliou nas pesquisas. Para ela, um dos pontos positivos é poder ter a liberdade para fazer os trabalhos, pois ela tem acesso ao computador a qualquer momento. Mas, comentou, o principal benefício é a equidade promovida pela Universidade, que oferece condições a todos os universitários de terem as mesmas possibilidades para frequentar a instituição.

- As dificuldades que eu tenho visto na pandemia é a questão da [falta de] internet e de acesso ao computador. Este projeto tem ajudado a gente a acessar as aulas em tempo integral. A gente pode pesquisar a qualquer momento e não fica preso ao tempo de uma Lan house. E a PUC tem dado esta base para a gente não parar de estudar, para dar continuidade. Eu vejo que estou preparada tanto quanto alguém que tem os mesmos recursos que eu estou tendo agora – alegou a jovem.

O Projeto de Inclusão Digital continua precisando de doações para alcançar mais alunos e qualquer pessoa pode ajudar. Os interessados em contribuir com qualquer valor podem fazer depósito em conta, transferência bancária, boleto bancário ou cartão de crédito. Para mais informações acesse: http://www.puc-rio.br/sobrepuc/admin/vrc/inclusaodigital/index.html .

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Álvaro Caldas lança quinto livro de sua carreira
Nos anos de pandemia, a janela se tornou uma ligação vital para mundo exterior
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro