2023: O ano da Nutrição na PUC-Rio
06/03/2023 18:04
Julia Sabino

Universidade inicia o novo curso com quatro laboratórios e estrutura de ponta para a área da saúde

Calouros de Nutrição. Foto: Julia Sabino

A PUC-Rio recebeu os calouros  do novo curso de Nutrição no Meu Primeiro Dia na PUC. Os rostos ansiosos dos 40 jovens que farão parte primeira turma participaram de palestras em que foram apresentados sobre o meio acadêmico pelo decano do Centro das Ciências Biológicas e da Saúde, professor Hilton Koch, e pela coordenadora do curso,  professora Luciana Sarmento.

As aulas serão em três campus da Universidade: Casa de Medicina, na Estrada da Gávea,  no Centro de Pesquisa Matteo Ricci e no campus central da PUC-Rio. O objetivo do curso é misturar a prática e a teoria, com mentorias e pesquisas dentro das disciplinas.

E as novidades não param por aí. Entre diversas estruturas, a primeira turma terá acesso a quatro laboratórios principais: de Processamento de Alimentos, de Avaliação de Composição Corporal, de Anatomia e de Bromatologia e Tecnologia de Alimentos. Com equipamentos de ponta, os estudantes serão capazes de, por exemplo, identificar quantas calorias há em um prato, descobrir percentuais de gordura e riscos de doenças nos pacientes.

Luciana afirmou que o curso foi planejado por quatro anos, com muita dedicação e garantiu que os alunos serão profissionais que vão fazer a diferença no mercado de trabalho.

- Teremos aulas de excelência. Escolhemos os professores através de um curso de formação docente, para profissionais que desejavam entrar no meio acadêmico, e selecionamos os melhores - disse.

Os novos alunos não poderiam estar mais animados. Giuliana Segreto, 19 anos, sempre foi ligada à alimentação saudável e exercícios físicos. Ela revelou já ter passado por problemas alimentares e “feito loucuras” para emagrecer, mas, hoje, espera ajudar seus futuros  pacientes.

- Acho muito interessante como um alimento pode mudar o corpo. Estou muito animada para começar na PUC, gosto do ensino, e a Universidade é bem vista no mercado de trabalho - comentou.

Caloura Giuliana Segreto. Foto: Julia Sabino

Já Eros Rygaard, 19 anos, escolheu nutrição por ser um mercado que cresceu demais nos últimos anos. Ele contou que sempre foi ligado à atividade física e ao bem-estar. Unindo o útil ao agradável, ele decidiu entrar na mesma Universidade que seu tio estudou quando era jovem. 

- Minha mãe trabalhou na PUC na parte de marketing, e meu tio fez Comunicação Social aqui. A Universidade tem nome forte no Rio e a estrutura é muito boa - observou o calouro.

Calouro Eros Rygaard. Foto: Julia Sabino

A Nutrição da PUC-Rio oferece 12 disciplinas com monitoria, estágio obrigatório e eletivas dentro e fora do departamento. A duração do curso é de quatro anos e meio, e o objetivo dos professores de referência é contextualizar a prática com a vida profissional.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Intercâmbio de dados sobre territórios populares
PUC-Rio e Instituto Pereira Passos assinam termo de cooperação
Impactos da automação
As tecnologias digitais e a nova economia do conhecimento