Em um autêntico dia de verão carioca, a PUC-Rio realizou uma acalorada recepção de boas-vindas aos novos alunos. A programação do dia 3 de março marcou o início do período letivo de 2023.1 com uma série de atividades para ambientar os calouros à nova casa. Ao fim do dia, a comunidade acadêmica se reuniu nos pilotis do Edifício da Amizade para as apresentações musicais do Coral da PUC-Rio e da Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro, além das boas-vindas da Reitoria.
O momento de acolhida e descobertas foi uma iniciativa intitulada #somosPUC-Rio, que apresentou os espaços do campus e programas dos cursos para os novatos e familiares. Os estudantes foram divididos pelos centros: Centro Técnico Científico (CTC), Centro de Ciências Sociais (CCS), Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) e o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Os calouros lotaram o ginásio e o auditório Padre José de Anchieta para o boas-vindas dos decanos e, em seguida, foram recepcionados nos departamentos por diretores e coordenadores de seus respectivos cursos.
O campus da Gávea se encheu de vida, corredores e salas foram percorridos por olhares ávidos e entusiasmados. Para encerrar o dia de atividades, música e palavras de acolhimento. O Coral da PUC-Rio abriu a parte musical com o Hino Pontifício e canções da Música Popular Brasileira. Um de seus integrantes, o tenor Lucas Castro, destacou a importância de ocasiões como essa para mostrar o que o fascina na Universidade.
— Estas manifestações culturais são muito representativas. Eu me sinto muito identificado dentro desta instituição, por poder trabalhar não só o meu lado acadêmico, na área de Relações Internacionais, mas também me expressar artisticamente. A PUC-Rio é a minha segunda casa, eu passo muito tempo da minha vida aqui, então é muito importante ter esta oportunidade.
O Reitor, Padre Anderson Antonio Pedroso, S.J., ressaltou a importância da comunidade PUC-Rio - corpo docente, discente e funcionários - para pais e alunos. De acordo com ele, este conjunto representa um projeto de país que almeja promover educação inclusiva com justiça e paz.
— Os pilotis são um espaço emblemático de redemocratização, encontro, um espaço educativo formado por pessoas. Eu quero colocar toda atenção nos mais humildes e menos conhecidos desta instituição. A PUC-Rio não é uma universidade pública, é uma universidade comunitária, sem fins lucrativos.
Outro aspecto colocado por Padre Anderson foi o encontro das diversas áreas do saber na construção do dia a dia da Universidade. Segundo ele, todos são fundamentais para resolver os problemas do mundo. O Reitor ainda acolheu os pais e os estudantes, empenhado em honrar a confiança por eles depositada.
— Responsáveis confiem na PUC-Rio, em todos os sentidos. Os desafios de vocês se tornam nossos. Aos alunos: vocês são a razão da nossa existência, não há sentido sem vocês. Sintam-se livres, acolhidos e comprometidos com a Universidade. Eu desejo que todos sejam muito felizes, bem-vindos à PUC-Rio.
Após o discurso, ele apresentou ao público a Vice-Reitora de Extensão e Estratégia Pedagógica, professora Jackeline Farbiarz, e a Vice-Reitora para Assuntos Acadêmicos, professora Marley Vellasco. Padre Anderson reforçou um momento histórico em que a PUC-Rio tem, pela primeira vez, duas mulheres como vice-reitoras. Ao final, o Reitor chamou ao palco todos os vice-reitores e decanos.
A Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro, que hoje conta com oapoio da Universidade, também animou a plateia com um repertório que foi do clássico ao popular. Foi a primeira vez em que o grupo, formado por jovens de comunidades pobres, se apresentou em uma abertura de período.
As atividades do #somosPUC-Rio vão até o dia 10 de março com palestras, bate-papos, roda de música, práticas artísticas e a tradicional missa de abertura do ano acadêmico celebrada pelo Reitor na Igreja do Sagrado Coração de Jesus.
Participaram desta cobertura os alunos: André Bocaiuva, Angelo Souza, Bernardo Brigagão, Henrique Barbi, Julia Sabino, Luzi Alves, Mauro Machado, Rafael Serfaty e Sophia Marques. Supervisão: professora Adriana Ferreira.