Acolhimento e rito de passagem
15/03/2023 19:38
Luzi Alves, Rafael Serfaty e Sophia Marques

Missa celebra volta de Arcebispo de Brasília ao campus Gávea e posse da nova Vice-Reitora Acadêmica

Missa reúne padres na Igreja do Sagrado Coração de Jesus. Foto: Luzi Alves

Após ministrar a Aula Magna da Universidade, o Arcebispo Metropolitano de Brasília, Cardeal Dom Paulo Cezar Costa presidiu a missa das 12h na Igreja do Sagrado Coração de Jesus. A Igreja estava lotada e, além da participação de padres que cocelebraram o ato litúrgico, 126 seminaristas estiveram presentes. Durante a eucaristia, Dom Paulo, que foi professor e diretor do Departamento de Teologia, expressou sua felicidade de estar novamente no campus da Gávea.

Ao final da cerimônia, o Reitor Padre Anderson Antonio Pedroso, S.J. pediu licença ao Arcebispo de Brasília para realizar a posse da nova Vice-Reitora para Assuntos Acadêmicos, professora Marley Maria Vellasco. Primeira mulher à frente do cargo, ela sucede o professor José Ricardo Bergmann, que exerceu a função pelos últimos 16 anos. Pela primeira vez na história, a PUC-Rio tem duas mulheres que comandam duas vice-reitorias - além de Marley, a professora Jackeline Farbiarz lidera a Vice-Reitoria de Extensão e Estratégia Pedagógica.

Na primeira fila, vice-reitores e decanos da PUC-Rio assistem à cerimônia. Foto: Luzi Alves

Durante a homilia, Dom Paulo Cezar Costa disse que, quando veio à PUC-Rio pela primeira vez, a Igreja do Sagrado Coração de Jesus ainda estava em construção, sob o comando de Padre Pedro Magalhães Guimarães Ferreira, S.J.. O Arcebispo, realçou o simbolismo do templo religioso e o significado da fé para a instituição.

— A Universidade tem uma personalidade, e ela está pautada na fé. Ela gera cultura, ciência, diálogo, e manifesta a sua beleza. A Igreja, localizada bem no centro do campus, demonstra a identidade da instituição. É lugar de memórias, da vida e caminhada da PUC-Rio.

Reitor da PUC-Rio, Arcebispo Dom Paulo Cezar Costa, e Vice-Reitor Geral André Luís Araújo S.J.. Foto: Luzi Alves

Padre Anderson elogiou o valor e a solidez da PUC-Rio, Universidade Pontifícia desde 1946. Ele comentou que ela passou por crises, mas evoluiu e se tornou uma instituição voltada à pesquisa. Segundo ele, a comunidade se uniu, mostrou a força, e a PUC-Rio não fechou as portas.

— A Universidade nunca imaginou ser tão grande. Uma vocação a ser um grande projeto de país, com uma educação inclusiva, sem limites sociais. Uma educação que quer formar o homem integral, a mulher integral, o ser humano todo voltado para as necessidades do Brasil. Nós temos um plano de país que pensa e que inclui os jovens pobres.

Reitor, Padre Anderson Pedroso, S.J. Foto: Luzi Alves

Em seguida, Padre Anderson definiu a saída do professor Bergmann como um rito de passagem. O Reitor afirmou que o engenheiro, que ficou na Vice-Reitoria Acadêmica por mais de uma década, cumpria uma importante etapa na sua trajetória na PUC-Rio. 

— Se vivemos a vida em círculos, não saímos do lugar. Mas ao viver em ciclos, fechamos um e começamos outro. Hoje, realizamos o fechamento de um ciclo, com o rosto de muita gente que está aqui e acompanhou os 16 anos de condução da Vice-Reitoria Acadêmica pelo professor Ricardo Bergmann. Ele cumpriu um ciclo longo, foi um grande servidor da Universidade. Seja onde estivermos, se estivermos servindo, estamos no lugar certo. Este é o espírito da nossa Universidade.

Bergmann disse que o tempo na Vice-Reitoria foi marcado por muitas alegrias e amizades. Expressou gratidão pela confiança nele depositada durante a sua gestão.  O cordialismo do corpo docente, a união e a dedicação dos funcionários da Universidade foram pontos enaltecidos por Bergmann, que fez menção ao apoio e carinho da família, e desejou sucesso à nova equipe.

Professor José Ricardo Bergmann. Foto: Luzi Alves

Em discurso, a Vice-Reitora para Assuntos Acadêmicos, professora Marley Maria Vellasco, declarou que se sente orgulhosa, mas também desafiada, em integrar a administração central de uma Instituição com a excelência da PUC-Rio. Ex-aluna da Universidade nos anos 1980, ela lembrou  que retornou ao campus Gávea em 1992, após finalizar o doutorado, e que foi a primeira mulher a dirigir o Departamento de Engenharia Elétrica. Segundo ela, a Universidade coloca em prática os seus valores ao instituir duas mulheres à frente de vice-reitorias.

— Eu me senti acolhida por todos, tanto pelo professor Bergmann, como pelos coordenadores centrais, todos trabalhando juntos. Somos uma equipe unida e acredito que nós, vice-reitores, seguiremos no caminho certo com esta missão de ampliar a diversidade. A nova visão da Universidade é ter todas as vices-reitorias integradas para resolver problemas. Não há questões que sejam só acadêmicas, mas sim que envolvem administração, desenvolvimento, extensão e infraestrutura. Esta é a visão da PUC-Rio, que integra todos em harmonia.

Vice-Reitora para Assuntos Acadêmicos, professora Marley Vellasco. Foto: Rafael Serfaty

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Intercâmbio de dados sobre territórios populares
PUC-Rio e Instituto Pereira Passos assinam termo de cooperação
Impactos da automação
As tecnologias digitais e a nova economia do conhecimento