Travessia, renovação e evolução
17/03/2023 18:07
Sophia Marques

O Departamento de Administração dá as boas-vindas a uma nova era, sob a direção do professor Luís Alexandre Pessôa.

O novo empossado, professor Luiz Alexandre Pessôa, contribui com a Universidade há 29 anos. Foto: Caio Matheus

A posse do novo diretor do Departamento de Administração da PUC-Rio, professor Luís Alexandre Pessôa, foi realizada no dia 13 de março, na sala do Conselho Universitário. O 13º diretor do departamento, que comanda também a Escola de Negócios (IAG), assumiu o mandato de dois anos, em sucessão ao professor Leonardo Lima Gomes, que estava no cargo desde 2019. A nova Vice-Reitora Acadêmica, professora Marley Velasco, leu o termo da posse.

A nomeação foi conduzida pelo Reitor da Universidade, Padre Anderson Antonio Pedroso, S.J., e contou com a presença de vice-reitores e amigos e familiares do novo dirigente. O plano para a gestão do departamento é pautado no Marco Referencial da PUC-Rio, e foca na colaboração entre as áreas do ensino, pesquisa e extensão. A gratidão pelo trabalho duro e em equipe de toda a comunidade PUC-Rio, com ênfase no período da crise sanitária da Covid-19, foram pontos destacados durante os discursos.

Pessôa chegou à PUC-Rio em 1994, como aluno de pós-graduação, e dois anos mais tarde realizou o sonho de se tornar professor. O economista se emocionou ao falar da família e amigos, que ocuparam as primeiras fileiras na cerimônia. Para ele, cujos projetos foram apoiados pela Universidade nos últimos 29 anos, o recém-conquistado posto é motivo de orgulho, e também a etapa mais importante de sua trajetória profissional até agora.

- Fortalecido pela confiança, encaro a missão de dirigir o departamento neste tempo desafiador, marcado pelas consequências do período pandêmico e das grandes crises econômicas, sociais e políticas pelas quais o mundo tem passado. Mas também me sinto impulsionado pelo otimismo em relação aos novos caminhos que se apresentam para conferir. Nesse cenário complexo, o nosso Marco Referencial será o guia para a gestão do departamento, cujo plano está estruturado sobre um tripé essencial de sustentabilidade econômica, excelência acadêmica e impacto social.

Novo diretor do  Departamento de Administração, professor Luiz Alexandre Pessôa, acompanhado de sua família. Foto: Caio Matheus.

A ideia é que o crescimento financeiro se sustente a partir da expansão do corpo discente nos cursos do Departamento de Administração, e também com ampliação da captação de recursos para projetos em áreas estratégicas, como óleo, gás, inovação e tecnologia. O principal desafio para a qualidade acadêmica, segundo o novo diretor, é a implementação do novo projeto de Extensão Universitária, área que tem sido foco de investimento na instituição. E em relação à transformação social, considerada o terceiro alicerce do plano da nova gestão, Pessôa frisou o incentivo à produção de pesquisas, acadêmicas e tecnológicas, de alto impacto e a sinergia entre sala de aula, pesquisa e retorno para a sociedade.

O professor Leonardo Lima Gomes, que deixou o cargo, lembrou das dificuldades que enfrentou ao liderar o departamento durante a pandemia. Ele definiu o período de sua direção como uma temporada de travessia, e disse que o ciclo que vai iniciar será um momento de renovação e evolução. Agradeceu aos funcionários e ao corpo docente e elogiou o empenho de todos durante os últimos anos. 

- No período da travessia enfrentamos, além de uma pandemia, reflexões irracionais, depressões. Foi uma época em que ficou absolutamente evidente uma característica fundamental da identidade da instituição: a solidariedade. Presente e ativa nos funcionários, que atenderam, administraram e desenvolveram negócios. Vocês foram heróicos. É muito bom ver que estamos em um caminho além de sustentar nossa identidade e missão, mas de prosperar. É uma honra integrar esta Universidade. Somos ADM/IAG PUC-Rio. 

O Reitor destacou a importância dos momentos de transformação para o senso de coletividade, e declarou que a ritualização deles não precisa ter relação com qualquer tipo de formalidade, mas sim com o reconhecimento da importância dos seres humanos e dos processos. Padre Anderson assinalou a relevância de um viés humanista, mas observou que é preciso ter atenção para o mercado no direcionamento da instituição. Segundo ele, uma temporalidade acelerada é a garantia de que a PUC-Rio será promissora e atuante no Brasil de amanhã.

- Uma comunidade tem que viver momentos simbólicos, para que as pessoas celebrem a passagem. A gente agradece um diretor, e acolhe outro, para dar continuidade ao processo. Isto é uma forma de solenizar a nossa vida universitária. A PUC-Rio é uma grande comunidade, feita pelas pessoas que se empenham, todos os dias, para que ela exista. Temos um projeto que vai muito além de simplesmente oferecer cursos. Fazemos a formação de pessoas, somos um projeto de país.

Reitor Padre Anderson Antonio Pedroso, S.J, incentivou o pensamento inovador na orientação da instituição. Foto: Caio Matheus.

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Álvaro Caldas lança quinto livro de sua carreira
Nos anos de pandemia, a janela se tornou uma ligação vital para mundo exterior
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro