Tecnologia e Rentabilidade
23/03/2023 14:11
Luzi Alves

Projeto Quantum PUC IA inaugura laboratório de engenharia financeira no campus

À direita, professor Alvaro Veiga em conversa com sócios da Quantum no laboratório do projeto Quantum PUC IA. Foto: Kathlenn Chelles

O Departamento de Engenharia Elétrica, em parceria com a Quantum Finance, inaugurou, no dia 6 de março, o Laboratório de Finanças e Inteligência Artificial. Montado no Edifício Padre Leonel Franca, o novo espaço já conta com a elaboração de quatro projetos voltados para a tecnologia financeira e tem o objetivo de desenvolver ideias e pesquisas para fintechs e wealth techs. Aberto a alunos de todas as graduações, o Projeto Quantum PUC IA aborda temáticas como as novas formas de coleta de dados com aplicação de procedimentos de Natural Language Processing – NLP, cálculos de Renda Fixa, especialmente hard-to-price-assets, e aplicações vinculadas a Robo Advisor.

A coordenação fica a cargo do professor Alvaro Veiga, do Departamento de Engenharia Elétrica, e do professor Marcelo Medeiros, da Universidade de Illinois, em Urbana-Champaign (UIUC). Ainda conta com o apoio do fundador da Quantum Finance, Gyorgy Varga, e do sócio fundador Maxim Wengert. Segundo Varga, há uma crescente evolução da Inteligência Artificial quanto a métodos numéricos aplicados para problemas em finanças. A partir desta percepção, os professores consideraram que a criação de um laboratório que unisse finanças e IA, seria uma excelente oportunidade de acelerar os desenvolvimentos e contribuir para a formação dos alunos.

— O laboratório funciona com a elaboração de projetos. A intenção é criar propostas com fundamento teórico, mas manter a parte acadêmica como foco central. Além disso, tem o objetivo de interagir com o trabalho científico dos estudantes, o que, de certa forma, vai beneficiar o aluno, pois ele vai ver aspectos práticos de um trabalho acadêmico que ele mesmo desenvolve.

Aluno em elaboração de projeto no laboratório do Quantum PUC IA. Foto: Kathleen Chelles

De acordo com o professor Alvaro Veiga, a parceria entre engenharia elétrica e finanças é de longa data. Desde a década de 1990, matemáticos e cientistas da computação já trabalhavam em fundos de investimentos, e este movimento acelerou ainda mais nos últimos anos com a expansão da Inteligência Artificial e da modernização do setor bancário. O professor ainda enfatiza que a finalidade do novo espaço no campus não é comercial, mas é voltada a alunos que têm o interesse de resolver problemas.

— Sempre com viés tecnológico e científico, todas as engenharias, economia, administração, informática e, eventualmente, até o pessoal de design de interface e letras são muito bem-vindos. O laboratório é bem amplo e tem vários aspectos do trabalho que desenvolvemos que abrange diversas outras disciplinas.

Gyorgy Varga em palestra inaugural do laboratório no dia 8 de março. Foto: Luzi Alves

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Intercâmbio de dados sobre territórios populares
PUC-Rio e Instituto Pereira Passos assinam termo de cooperação
Impactos da automação
As tecnologias digitais e a nova economia do conhecimento