Matemática no Brasil
27/08/2014 17:10
Andrea Ramal, Presidente da AaA-PUC-Rio

Coluna da Associação de Antigos Alunos da PUC-Rio (AaA-PUC-Rio)

O prêmio que o carioca Artur Ávila, do IMPA, venceu nesta terça, é um estímulo para que o país redesenhe o ensino da matemática na escola básica.

O fato de ser a primeira Medalha Fields outorgada a um brasileiro confirma o abismo que existe na aprendizagem dessa área do conhecimento. Enquanto poucos se destacam, a maioria dos estudantes patina nessa disciplina que, em muitas escolas, ainda é ensinada de forma abstrata e descontextualizada, difícil de aprender.

Prova disso são os mais recentes indicadores que avaliam as competências dos estudantes brasileiros nessa área. No Pisa 2012 o Brasil ficou em 58o lugar entre 65 países participantes. Na Prova Brasil 2011, segundo levantamento do Todos pela Educação, apenas 10,3% dos jovens brasileiros aprendem o que deveriam, em matemática, no ensino médio.

Uma das consequências se percebe nos cursos de nível superior que exigem domínio da matemática, como por exemplo as engenharias. Enquanto o Brasil forma menos de 40 mil engenheiros/ano, a Coreia do Sul forma o dobro e a China, dez vezes mais.
Além de uma formação específica do professor, falta trabalhar desde a educação básica com desafios contextualizados, estímulo ao raciocínio lógico, geometria aplicada ao dia a dia,  problemas voltados para a realidade, para a matemática que está no cotidiano.

O prêmio conquistado por Artur Ávila é um estímulo e mostra que, com as condições adequadas, a matemática pode ser, mais do que um conteúdo necessário, um desafio fascinante.

Mais Recentes
Entre a ação e a cooperação: a Associação dos Funcionários da PUC-Rio
Antônio Albuquerque e Eduardo Gonçalves, do Núcleo de Memória da PUC-Rio, abordam as mudanças na forma de organização dos funcionários das instituições de ensino superior após a Reforma Universitária, e refletem sobre a criação da AFPUC
A História é mestra da vida
O Conselheiro da Associação dos Antigos Alunos da PUC-Rio, Paulo Eugênio de Niemeyer, aborda a influência do passado na vida humana e os novos comportamentos nos ambientes sociais
Educar para a Justiça: um olhar sobre a Pedagogia Inaciana
A pedagogia inaciana é tema de artigo da professora Alessandra Cruz, do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio