Um voo rasante sobre a PUC-Rio em 1977
22/09/2014 18:13
Silvia Ilg Byington e Yasmim Getirana/ Foto: Acervo CPDocJB. Fotografia Equipe JB

Crônicas de Memórias


Uma imagem pode simbolizar um contexto que buscamos compreender. É o caso da foto que registra um helicóptero da Polícia Civil em voo rasante sobre a Vila dos Diretórios, rente ao segundo andar da Ala Frings, em maio de 1977 quando os pilotis da PUC-Rio testemunharam a maior manifestação estudantil da história da Universidade.

Desde o início do ano, os campi universitários foram ocupados pelos estudantes em greve por melhores condições de ensino, contra aumentos nas mensalidades e pela reorganização de suas entidades representativas consideradas ilegais pela ditadura. No entanto, como uma mudança de rumos do movimento estudantil em relação à década anterior, a pauta de reivindicações a partir de 1977 incorporou demandas políticas e sociais amplas como salário e emprego e fortaleceu o tema que catalisaria as esperanças pela redemocratização do país, a anistia política.

Convocada para o dia 10 de maio, a manifestação que se somava a tantas outras no calendário estudantil daquele ano, tornou-se a mais expressiva delas. Contou com grande participação da comunidade acadêmica, das representações estudantis de vários estados, políticos, líderes sindicais, familiares de presos, desaparecidos e exilados. Reuniu, segundo a grande imprensa, cerca de 7 mil participantes. Autorizado pela Reitoria, o protesto provocou forte reação das forças policiais que isolaram a Gávea e demonstraram ostensivamente seu poder de coerção, como na cena registrada acima.

O protesto e a fotografia que o retrata nos permitem compreender o contexto dos 1970s pela perspectiva do conflito e da repressão política. Da mesma forma, indicam que a universidade pode estar comprometida com as aspirações por ele geradas em favor de uma sociedade mais democrática.

Mais Recentes
Entre a ação e a cooperação: a Associação dos Funcionários da PUC-Rio
Antônio Albuquerque e Eduardo Gonçalves, do Núcleo de Memória da PUC-Rio, abordam as mudanças na forma de organização dos funcionários das instituições de ensino superior após a Reforma Universitária, e refletem sobre a criação da AFPUC
A História é mestra da vida
O Conselheiro da Associação dos Antigos Alunos da PUC-Rio, Paulo Eugênio de Niemeyer, aborda a influência do passado na vida humana e os novos comportamentos nos ambientes sociais
Educar para a Justiça: um olhar sobre a Pedagogia Inaciana
A pedagogia inaciana é tema de artigo da professora Alessandra Cruz, do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio