Defesa de doutorado estabelece novo ciclo
16/05/2016 16:38
Por: Matheus Paulo Melgaço / Foto: Fernanda P Szuster

Pesquisa aborda o desenvolvimento das agências publicitárias no Brasil

Após concluir a graduação e o mestrado na PUC-Rio, Bruna Aucar é a primeira a defender tese de doutorado

O Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio consolidou a implementação do doutorado com a primeira defesa de tese realizada pela professora Bruna Aucar, do Departamento de Comunicação Social, no dia 13 de abril. Com 72 alunos, a pós-graduação conta, atualmente, com três linhas de pesquisa: Comunicação e Representação; Comunicação e Experiência; e Comunicação e Produção.

Com orientação do professor Everardo Rocha, a tese explorou a história da publicidade brasileira a partir do desenvolvimento das agências publicitárias no Brasil entre 1914 e 2014. A banca avaliadora foi composta pelos professores da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ) Muniz Sodré e João Freire Filho, a coordenadora de pós-graduação do Departamento de Comunicação Social, professora Claudia Pereira, professor Miguel Pereira, do Departamento de Comunicação Social e a pós- -doutoranda Ligia Lana.

Dedicação e amor à Universidade. Essas são as palavras que o professor Everardo Rocha usa para expressar a emoção que sentiu durante a defesa do trabalho da professora Bruna Aucar. Com 41 anos de casa, entre graduação e mestrado, ele não esconde o orgulho de ter orientado a primeira defesa de tese do Programa de Pós-Graduação, além de ter sido um dos responsáveis pela implementação do doutorado, em parceria com o professor Miguel Pereira.

– Na minha época de graduação, eu tinha o desejo de realizar a pós-graduação no prédio Kennedy. O tempo passou e estou fazendo parte desse novo momento. A Bruna fez um ótimo trabalho. Ela é inteligente, sabe ouvir as pessoas. A PUC gosta dela. É um privilégio.

Já a coordenadora do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Comunicação Social, professora Claudia Pereira, observa que o curso de doutorado requer dedicação tanto de orientadores quanto de alunos.

– No doutorado é uma nova rotina para os orientadores. É um outro nível, um outro timing, uma outra relação que você estabelece com o aluno em termos de aprofundamento de pesquisa. Temos um trabalho de seleção e arranjo de orientadores e alunos bastante estruturado.

Após concluir a graduação, o mestrado e o primeiro doutorado do Departamento de Comunicação Social, com oito meses de gravidez, a professora Bruna Aucar ressalta a importância da Universidade ao longo da trajetória profissional.

– A PUC é uma mãe para mim. Foi aqui que eu concluí minha graduação, fui ao mercado profissional, voltei para ser professora e fazer o que hoje dá sentido à minha vida. Essa última etapa, embora exaustiva, foi prazerosa. Ainda mais acompanhada pelo meu primeiro filho – destaca ela, se referindo ao bebê.

Em sua análise, ela explica que o destaque que a profissão exerce nas relações sociais resulta em uma sociedade consumista.

– A publicidade se apresenta como uma narrativa central da sociedade contemporânea, uma vez que ela produz e faz circular temas que impactam as subjetividades e estabelecem componentes símbolos e práticas que nos definem como uma sociedade de consumo.

Ainda na pesquisa, Bruna Aucar foi a quatro agências publicitárias, no Rio de Janeiro e em São Paulo, com o objetivo de conhecer a disposição das empresas dentro dos espaços e analisar as características em comum entre os produtores das mensagens publicitárias. Para ela, conhecer as estratégias, os pactos, os ajustes e os poderes do discurso são fundamentais para pensar quais as consequências sociais.

– Com a pesquisa bibliográfica e a aproximação da rotina produtiva foi possível perceber a importância da atuação conjunta de identidades para a viabilidade do anúncio como uma narrativa cultural relevante. Pude observar que as relações espaciais estão ligadas às hierarquias de poder, ou seja, os espaços mais nobres são dos cargos que estão acima em uma estrutura profissional.

A implementação do doutorado levou longas horas à frente do computador, como conta Miguel Pereira, um dos professores que liderou a nova empreitada do Departamento de Comunicação Social. Ele ressalta que uma das principais partes é a elaboração das linhas de pesquisa e a estrutura curricular do curso.

– Tudo foi elaborado por mim e pelo professor Everardo em um primeiro momento. Chegamos a passar madrugadas a fim de deixá-lo dentro das exigências da Capes. Por termos um mestrado montado, não houve grande problemas com o doutorado. Com isso, toda a estrutura curricular do doutorado foi pensada e submetida posteriormente aos professores da pós-graduação do Departamento. Eles deram sugestões oportunas e assim foi construído o processo.

O professor destaca a importância do mestrado e do doutorado para o profissional de comunicação que está no mercado de trabalho e afirma que atualmente é preciso se aprofundar e desenvolver critérios críticos de avaliação em relação à comunicação. Um dos caminhos que ele aponta para a atualização do profissional é a pós-graduação.

– O mercado profissional necessita do mercado acadêmico. O profissional de comunicação não pode parar de estudar. Quem não se atualiza é um profissional morto. Quanto mais qualificado é o comunicador, mais gabaritado ele está para exercer a profissão com competência e senso crítico.

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