Funcionários e alunos da PUC-Rio são orientados sobre segurança do trabalho
29/09/2017 14:00
Ana Clara Silva

Semana Interna de Prevenção de Acidentes da PUC-Rio difunde direitos e deveres para tornar o ambiente de trabalho mais seguro.

A 25ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes, Sipat, da PUC-Rio teve como objetivo auxiliar funcionários e alunos da Universidade sobre os cuidados que o ambiente de trabalho exige. No Anfiteatro Junito Brandão, profissionais das áreas de saúde, meio ambiente e segurança do trabalho atualizaram alunos e professores sobre seus direitos e deveres. O engenheiro eletrônico e de segurança do trabalho José Plisthens lembrou que muitas empresas não dão a devida importância para os riscos de acidentes no trabalho, o que aumenta a ocorrência deles. Para Plisthens, quando os acidentes acontecem é sinal de que a política prevenção falhou, e a empresa precisa rever seus métodos.

- A empresa é obrigada a manter alguém ocupado com a prevenção dos acidentes, seja para proteger vidas ou o bem patrimonial do empreendedor. Várias empresas ainda hoje não estão nem aí para a segurança do trabalhador. Cada item não cumprido da legislação custa um valor, mas, como não há fiscais suficientes, elas acabam escolhendo o que cumprir. O que importa é a produção - lamentou.

José Plisthens

O engenheiro também falou sobre a CLT, Consolidação das Leis do Trabalho, que garante direitos aos trabalhadores desde 1943, ainda no primeiro governo de Getúlio Vargas. Ele enfatiza que os deveres dos empregadores estão ali, o que na visão dele torna incompreensível a luta que a maior parte das pessoas tem para garantir o básico: "É direito nosso, está na CLT. Temos direito a educação, segurança, lazer... Não era para implorar por isso".

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Álvaro Caldas lança quinto livro de sua carreira
Nos anos de pandemia, a janela se tornou uma ligação vital para mundo exterior
Tecnologia, Inovação e Negócios no Instituto ECOA
Encontro reúne alunos e convidados para discutir o fornecimento de água e saneamento no Rio de Janeiro