Pequena África mobile
03/10/2017 12:14
Elisângela Almeida

Aplicativo ajuda a desvendar região portuária e conta história da escravidão no Brasil 

Plataforma traz informações sobre Cais do Valongo e Pedra do Sal

O aplicativo Passados Presentes foi criado a partir do Inventário dos Lugares de Memória do Tráfico Atlântico de Escravos e da História dos Africanos Escravizados no Brasil. O trabalho foi iniciado em 2007, no Laboratório de História Oral e Imagem da Universidade Federal Fluminense (LABHOI/UFF), com apoio do Projeto Rota do Escravo, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Disponível nas plataformas Android e iOs, o aplicativo é coordenado pelas professoras Hebe Mattos e Matha Abreu, da Universidade Federal Fluminense, (UFF), e Keila Grimberg, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). As professoras administram também o site www.passadospresentes.com.br. Com opções de busca, como Estado, Cidade ou Categoria, é possível encontrar diferentes pontos que contam a história da escravidão no Brasil.

Segundo Keila, o objetivo é oferecer uma informação qualificada e promover o turismo na região em parceria com a comunidade. Para ela, não é possível afirmar que há um crescimento de visitantes à região por causa do aplicativo, mas que a escolha do Cais do Valongo como Patrimônio da Humanidade ajudou na procura de turistas pela região da Pequena África.

- Queríamos que as pessoas usassem essa ferramenta para ajudar na mobilidade delas na região, e para que pudéssemos formar de uma maneira que os outros roteiros não fazem. A Prefeitura tem seis pontos, nós temos 60, e as informações que oferecemos são históricas, baseadas em pesquisas, em documentos que nós mesmas consultamos, ou que colegas nossos consultaram, além de bibliografias.

 

Confira a matéria especial sobre a Pequena África do Jornal da PUC. 

Mais Recentes
Uma locadora em tempos de streaming
Com mais de 25 mil filmes e atendimento único, estabelecimento em Copacabana é um pedacinho da memória da cultura audiovisual do Rio de Janeiro
Valorização do cinema universitário na pandemia
Alunos da PUC-Rio participam da Mostra Outro Rio, uma exposição de curtas-metragens produzidos no Rio de Janeiro
Dez anos sem ele
Durante a vida, José Saramago criou um estilo próprio de escrita, de inovação na sintática e na pontuação