Otimização do ensino de Empreendedorismo na PUC-Rio
28/02/2018 13:03
Lucas França

Workshop reúne professores e pós-graduandos na Universidade

Solucionar demandas e aproveitar oportunidades de negócio através da elaboração de ideias em grupo e trocas de experiência, com noções básicas do empreendedorismo. Essa é a proposta do curso de Desing Thinking, que ocorreu na terça-feira, 28, como parte da programação I Workshop de Práticas Educativas para Empreendedorismo, organizado pela Escola de Negócios da PUC-Rio (IAG).

Segundo o professor do Departamento de Artes & Design Guilherme Toledo, Desing Thinking é um conceito de organização de ideias, tomada de decisões e desenvolvimento de projetos. Ele explicou que o intuito do workshop, que reuniu por professores, mestrando e doutorandos, era o de discutir como se tem estudado empreendedorismo em sala de aula.

— Estamos vendo novos formas de ensinar e aproveitar o empreendedorismo a partir do Design Thinking.

Guilherme Toledo uniu design thinking ao empreendedorismo. Foto: Gabriela Azevedo

A ideia do workshop surgiu a partir da percepção de diferenças conceituais dentro do curso de Empreendedorismo. De acordo com a professora do Núcleo de Empreendedorismo da PUC-Rio Luiza Martins, o corpo docente sentia falta de momentos de discussão e reflexão sobre o curso. A organização do workshop foi baseada no livro Teaching Entrepreneurship: A Practice-Based Approach.

— Nós tínhamos poucos momentos desse tipo de conversa, ficávamos presos às reuniões de departamento, por exemplo. Aqui é um fórum no qual podemos discutir empreendedorismo na teoria e na prática, com os próprios professores ensinando e aprendendo entre si. No fim de tudo, levamos os aprendizados para dentro da sala de aula.

Luiza Martins ministrando aula sobre Empreendedorismo como Método. Foto: Gabriela Azevedo

Na quarta-feira, 28, Luiza Martins ministrou a aula Empreendedorismo como Método, em parceria com a professora do Departamento de Administração Renata Kurtz. A palestra teve como proposta apresentar o empreendedorismo como uma forma de fazer as coisas. 

Mais Recentes
Alunos terão desconto em moradia universitária
PUC-Rio fechou parceria com Uliving, maior rede deste tipo de serviço no país
Intercâmbio de dados sobre territórios populares
PUC-Rio e Instituto Pereira Passos assinam termo de cooperação
Impactos da automação
As tecnologias digitais e a nova economia do conhecimento